Livramento perde ilustre cidadão

Oreste Rosa Ilha, o Orestinho, como era mais conhecido na comunidade santanense, deixou a terra que tanto amava ontem. Figura ilustre, como empresário, presidente e conselheiro da Acil; como agente político e homem público (vereador e secretário municipal), devotado à boa política e um dos decanos do PMDB; solidário, colaborador incansável de várias entidades beneficentes e benemerentes, além de outras instituições que realizam um trabalho profícuo por outrem, como Apae e Sian. Nos negócios, tanto na comercialização, quanto em exportação – segmento onde mais atuou, tinha como marca a lisura.

Aos 80 anos, ontem, faleceu o empreendedor que muito contribuiu nos mais diversos setores da comunidade santanense, com ideias, presença e opiniões. Um lado pouco conhecido de Orestinho era o de gostar de resgatar a história – tanto a formal quando a que mais lhe apaixonava – a informal, aquela de mesa de bar, da noite, de botequim; dos personagens cativantes, tipos folcloricos. Foram inúmeros artigos e documentações, resgatando e, fidedignamente, recontando. Colaborador dos veículos de comunicação locais, tanto jornais e revistas, quanto emissoras de rádio, poucos recordam que nos anos 50-60, foi protagonista de um empreendimento em televisão, levando ao ar um canal experimental. Orestinho também incentivava o esporte e até poucos anos atrás, estimulava vários outros segmentos. Em 2005, aos 76 anos, Orestinho concluiu uma pesquisa catalogando 237 jornais diários e outros periódicos de diferentes formatos impressos em tipografias de Rivera e Livramento. Foram, no mínimo, 5 anos de pesquisa sobre o período entre o fim de 1800 e início de 1900, quando os jornais escancaravam suas tendências políticas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


3 Comentários

  1. rafael pintos

    Uma grande pessoa, um lindo ser humano, marcou seu tempo, uma perda irreparável, tive o privilégio de privar durante muito tempo e por muitas vezes de sua convivencia de seu carisma e de sua capacidade de tocar a vida, sempre olhando para frente, sempre disposto a ajudar, deixa Nilza nossa vizinha…seu amor de tantos anos, deixa orfão tantos amigos e amigas que nele encontraram apoio, sou testemunha disso, quiz o destinho que eu nascesse no mesmo dia dele 18 de Outubro de um qualquer, e quiça por isso tivemos tantas afinidades nas muitas tarefas que desenvolvemos juntos..Obrigado Tio Orestes..obrigado Parceiro, Obrigado Amigo..fostes um valente, e um visionário, mas também realizastes muito por vc e pelos outros, e ai esta o seu grande mérito..esteja com Deus, vc mereçe.

  2. Edemarbueno

    Livramento perde um dos mais respeitáveis homens de sua história. Um ser humano admirável.

  3. rubem floripa

    Uma perda para a cidade a morte do parceiro e amigo ORESTINHO, companheiro de inumeras andanças pelo Uruguay na busca de praias, aguas termais, um adepto do bom papo, uma perda irreparável. Minha tristeza.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.