Quinta-feira, 1° de Dezembro de 2011

Revolução no Leite

Estive em Encantado no final da semana passada. Participei do lançamento de um novo programa da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel). O ‘Programa Associativo de Produção Leiteira’, montado com base em experiência desenvolvida na Galícia, Espanha, poderá promover uma revolução na produção de leite em nosso Estado. Serão montados oito condomínios, cada um com 15 famílias e 200 vacas selecionadas dos plantéis dos participantes. Nestes condomínios, equipados com o que há de mais moderno para o manejo de rebanho leiteiro, receberão alimentação adequada, a maior parte dela produzida pelas próprias famílias. Os produtores terão participação no lucro obtido com a venda do leite e serão remunerados para produzir feno e silagem.

Diagnóstico

Com isso, os animais, bem alimentados e assistidos por técnicos, devem atingir a média de 30 litros/vaca/dia. Também estão previstos investimentos na melhoria genética. Estou convencido que este modelo, que pode ser estendido a outras regiões poderá elevar a produção do Estado. 

Uva e Vinho

Reativamos, na última terça-feira, a Câmara Setorial da Uva e do Vinho, que estava sem funcionar há 13 anos. Na ocasião, apresentamos às mais de 30 entidades presentes uma série de projetos que estamos encaminhando ao Fundo para a Convergência Estrutural e o Fortalecimento da Estrutura Institucional do MERCOSUL (Focem). Entre eles, um projeto de Assistência Técnica para as regiões em que há mais dificuldades na consolidação da cultura, Enoturismo em 25 municípios das regiões da Quarta Colônia, Vale do Jaguari, Alto Uruguai, Campanha e Centro Serra, implantação de projeto piloto de uva para suco em assentamentos, fixação da marca e divulgação dos vinhos da campanha, revitalização e recuperação das regiões deprimidas e modernização do Laren.

Mais recursos para o Ibravin

Também confirmamos que o Estado vai dobrar – de 25 para 50% – o volume de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) para o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Este fundo, criado em 1997, é coordenado pela Secretaria da Agricultura e seus recursos são provenientes de taxas cobradas na industrialização da uva. O Ibravin, sociedade civil sem fins lucrativos, reúne pessoas jurídicas de direito privado, representantes de produtores de uva, cooperativas, indústria vinícola e do Governo do Estado. Os recursos subsidiarão novos investimentos que fortalecem a esta cadeia produtiva.

Deputado Estadual / Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
gabinete@agricultura.rs.gov.br

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.