Eventos do SAE DST/Aids alertam para Redução de Danos e combate à Aids

O Serviço de Atendimento Especial DST/Aids promove, nos dias 6 e 7 de dezembro, o II Encontro em Redução de Danos. São esperadas 120 pessoas no evento, que é gratuito e será desenvolvido no Salão Nobre da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando almoço nos dois dias. A programação é direcionada a profissionais de saúde e agentes de todas as polícias e da Susepe.

Segundo a coordenadora municipal do serviço, Rosa Maria Osório, “a Redução de Danos (RD) é uma política de saúde pública e um conjunto de estratégias práticas, voltadas para o campo do uso de drogas, que visam reduzir danos desse uso, sejam biológicos, sociais, econômicos ou culturais, sem necessariamente interrompê-lo, levando em consideração a liberdade de escolha das pessoas e a liberdade de uso do seu próprio corpo”. A Redução de Danos também pode ser compreendida como um movimento social e político, que tem como objetivo contribuir para transformação da visão de mundo e a postura da sociedade diante do problema das drogas, possibilitando diálogo na sociedade e expressão das pessoas que usam drogas, sobre os usos, necessidades, desejos, direitos e deveres. “Observe-se, porém, que esse modelo ou princípio de intervenção pode ser aplicado a outras áreas da saúde pública e promoção da saúde que não os problemas associados e decorrentes da drogadição”, complementa.

Dia Mundial de Combate à Aids

No dia 1º de dezembro, quinta-feira, o SAE comemora o Dia Mundial de Combate à Aids, com atividade no Parque Internacional, pela manhã. “Teremos a parceria da ONG USAS, do Lions Club, do pessoal do Departamento de Salud de Rivera, de alguns alunos que participam do Projeto “Espaço Teen” desta Coordenação”, anuncia Rosa. No evento, haverá testagem de HIV e Sífilis, verificação da pressão arterial, exame de glicose (HGT), distribuição de preservativos e de material informativo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.