Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento

A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para “evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao País e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.

Na manhã de ontem, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Graciela Possada, e a médica oncologista Luciane Peixoto concederam entrevista e relataram a atual situação da doença. Conforme seu comentário inicial, Luciane Peixoto afirmou que a própria escolha da profissão já é uma grande decisão, pois sabe que no exercício da atividade serão encontrados pacientes em vários estágios da doença, inclusive terminal. “Temos que usar de muita franqueza, e às vezes dizer para as famílias que a situação é somente paliativa. São situações que muitas vezes nos deixam muito cansada e até mesmo estressadas. Apesar disso, eu tenho pacientes aqui na cidade com 15 anos de sobrevida e isso também nos dá motivação para continuar”, destaca inicialmente. Para ela, na atual situação, o diagnóstico precoce é muito importante para buscar a cura, mas o mais importante é a prevenção.

As estatísticas

Os números não param de crescer, somente neste ano, o Ministério da Saúde estima que cerca de 17 mil pessoas irão morrer de algum tipo de tumor maligno. Até o fim deste ano, serão registrados no País cerca de 305 mil novos casos.

Já em Livramento, conforme a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Graziela Possada, existem 227 casos de pacientes registrados, sendo 154 mulheres e 73 homens. “O câncer que mais atinge as pessoas é o câncer de mama, que atinge em sua maioria mulheres, mas também um significativo número de homens. Das 154 mulheres registradas na liga, 104 casos são de mulheres com câncer de mama. Por isso, estamos sempre evidenciando a prevenção nas mulheres através da mamografia e papanicolau, e no caso dos homens, alertamos para os riscos e a prevenção do câncer de próstata, que é o caso mais comum entre eles. Existem também casos de câncer digestivo, de pulmão. Além disso, estamos sempre orientando as pessoas para que não fumem, não bebam e façam a cada dois anos um exame preventivo, pois isso vai fazer com que tenhamos uma boa prevenção em Sant’Ana do Livramento”, destaca a presidente da Liga.

Ela relata que em contato com o Secretário Municipal de Saúde de Livramento, obteve a resposta positiva de que existem disponíveis, exames de mamografia para todas as mulheres da cidade. “É importante um diagnóstico precoce para que se tenha sucesso na busca pela cura da doença”, completa.

Na liga, são atendidos pacientes carentes, que são auxiliados com cestas básicas e medicamentos paliativos, além do auxílio psicológico com a terapia em grupo, realizada todas as terças-feiras com a doutora Débora Coradini, que é parceira da Liga e faz o trabalho gratuitamente.

Apesar da necessidade, existe muita resistência da maioria das mulheres, principalmente pelo medo de que o exame venha a causar alguma dor à pessoa que se submeter ao mesmo. O exame detecta tumores a partir de 1 cm de diâmetro. “Este é o tumor que a paciente vai conseguir detectar e tratar. É um exame totalmente tolerável, mas acredito que o grande medo das pessoas é realmente descobrir a doença, mais do que a própria suposta dor pelo procedimento do exame”, acrescenta a doutora Luciane Peixoto.

Para garantir a saúde da mulher existe algumas regras básicas: a mulher quando inicia sua vida sexual, deve visitar o ginecologista, seria muito importante que esta visita fosse, inclusive, antes da primeira relação e depois passar a coletar o exame papanicolau, pois através do exame é feito uma visualização do colo do útero. “Existe uma doença – papiloma virus – que é transmitida na relação sexual e que é uma doença pré-maligna, que é transmitida sexualmente”, afirma.

Confira no quadro abaixo, os 10 principais passos e orientações para que você possa se previnir para a doença. As dicas são do site www.inca. gov.br.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.