Utilização de pastagens se mostra menos intensa em função da condição do clima

As irregularidades das chuvas têm provocado alguns atrasos na implantação das pastagens de verão.

A utilização das mesmas também tem se mostrado menos intensa devido ao fraco rebrote. Na campanha, por exemplo, com a falta de chuvas, não há mais condições para a realização do plantio, pois o solo está seco e sem condições de receber sementes. Nessa região, importante na produção de carne e leite, este é um período desfavorável para a produção, pois a oferta de forragem tende a diminuir, uma vez que as pastagens de inverno se encontram em fase de colheita de sementes e as de verão ainda não atingiram sua plenitude em termos de produção de massa verde.

Embora existam oscilações de localidade para localidade na produção leiteira em função de questões de clima, os técnicos da região confirmam que a produção voltou a se estabilizar, com aumento de volumes nas bacias leiteiras da Zona Sul, Central, Produção e Celeiro, mas a redução das chuvas poderá afetar a quantidade e qualidade da alimentação do rebanho, com reflexos na produção de leite.

Caso a estiagem se configure, e tome maiores proporções, deverá aumentar o uso de ração concentrada.

Milho

As lavouras de milho para silagem em fase mais adiantada, já estão entrando em pendoamento, e caso não ocorrer chuvas mais abundantes nos próximos dias, já ocorrerá a utilização dessas lavouras. Na região produtora do Alto Uruguai, onde havia preocupação com relação às precipitações, na última semana choveu 53 mm, e isso trouxe alívio aos produtores, porque fazia duas semanas que não chovia na região. Em algumas regiões, a chuva favoreceu o manejo e desenvolvimento das pastagens perenes e anuais de verão. A atividade leiteira no Rio Grande do Sul está em boa fase, com aumento de investimentos no setor.

O aumento na produção do Estado também se dá pela entrada de novos produtores na atividade e, também, devido à melhora das condições de alimentação e qualidade do rebanho gaúcho.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.