Livramento perde um de seus mais dedicados empresários

Daniel Bertelli dedicou meio século de sua vida ao hotel que, aolado da família, estabeleceu como referência na região

Um exemplo de dedicação e persistência. Assim pode ser definida a vida dedicada ao trabalho e à família, de Daniel Bertelli, empresário do ramo hoteleiro, proprietário do Hotel Jandaia, um dos mais importantes estabelecimentos do ramo na região.

Daniel Bertelli chegou em Sant’Ana do Livramento no ano de 1961. Nascido na cidade de Lagoa Vermelha, interior do Estado, teve hotéis nas cidades de Passo Fundo e também Encantado. No ano de 61, quando chegou à cidade, acompanhado de sua esposa e dos filhos pequenos, adquiriu o hotel Labarthe, localizado no mesmo local onde atualmente está localizado o Hotel Jandaia. Fez investimentos no hotel, em melhorias na estrutura, e com o passar dos anos mudou o nome de Hotel Labarthe, para Hotel Jandaia. O hotel Labarthe havia sido fundado no ano de 1896.

Bertelli se destacou, também, como grande colaborador das entidades assistenciais de Livramento, e com as pessoas menos favorecidas.

Gremista fervoroso, teve a alegria de hospedar mais de uma vez a equipe tricolor em seu hotel, e para ele era uma emoção muito grande ver, ao vivo, os atletas da equipe que tanto amava. Em outra oportunidade, no ano de 1995, recebeu em seu hotel, a delegação da Seleção Brasileira, quando da realização da Copa América do Uruguai.

Homem religioso

Daniel era extremamente religioso, católico-apostólico romano praticante, de ir à missa todas as semanas. Era membro atuante da Igreja do Rosário, fazendo parte, inclusive, da diretoria da casa. Conforme destacou o amigo pessoal do empresário, o radialista Antônio Carlos Valente, Bertelli ajudou a construir o novo templo da Igreja do Rosário, localizado na avenida Tamandaré, obra inaugurada no ano de 1967 e que teve como responsável o arquiteto riverense Alberto Brizolara. Na época, era pároco da Igreja do Rosário o inesquecível padre Firmino Dalcin, que era muito amigo de Bertelli, que foi um dos grandes colaboradores para a construção da atual estrutura da Igreja do Rosário. Por este motivo, o empresário foi velado no salão da Igreja, como forma de último agradecimento ao emérito colaborador da entidade.

Dedicação

Corpo do empresário foi velado na Igreja do Rosário e será enterrado hoje, às 9h da manhã

Toda vida dedicada à sua profissão, Bertelli hospedou em seu hotel grandes celebridades, como o cantor Roberto Carlos – ele cuidou pessoalmente para que o cantor tivesse o melhor atendimento possível. “Ele também viveu uma grande emoção quando hospedou a Seleção Brasileira em seu hotel”, destaca Valente.

 

Teixerinha, o grande cantor tradicionalista, foi outro hóspede assíduo do hotel Jandaia e, em determinado momento, esteve envolvido em um fato curioso, que contou com a já conhecida boa vontade do empresário. Certa vez, quando chegou na cidade para fazer um show, o veículo do cantor teve uma pane mecânica e então Teixerinha desabafou com Bertelli: “Pois é, meu amigo Daniel. Cheguei na cidade e meu carro estragou e tenho várias coisas para fazer em Livramento e Rivera”, ao que Daniel lhe respondeu: “Não seja esse o problema. Aqui está a chave do meu carro, e enquanto o senhor estiver em Livramento, pode usar meu automóvel”.

Bertelli teve um livro publicado no ano de 1987, contando toda sua trajetória, entitulado ‘Daniel Bertelli Hoteleiro’, escrito por Fidélis Dalcin, irmão do padre Dalcin, e que era pesquisador e historiador.

Daniel Bertelli faleceu às 9h15 da manhã desta quarta-feira, em casa, sendo que residia no próprio hotel, na cobertura do mesmo junto com sua esposa. Tinha 90 anos de idade e ficou conhecido como homem empreendedor e ético. Deixa sua esposa, Wilma, filhas Gladis e Iedi, que dirigem o hotel atualmente, e seu filho Cesar, que reside na capital do Estado. Seu filho mais velho havia falecido há algum tempo, vítima de um acidente automobilístico.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.