UNIPAMPA entre as quatro melhores universidades no RS, segundo IGC

No Estado, apenas estão à frente UFRGS, FCMSA e UFSM, e para trás ficaram UFPEL e FURG, e universidades privadas antigas, como UNISINOS, PUC e UCS

Resultado foi comemorado também em Sant’Ana do Livramento por alunos, professores e direção do campus

Com nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) está situada entre as Instituições de Ensino Superior com as melhores notas no país. O resultado foi divulgado pelo INEP na quinta-feira, 17, e repercutiu na mídia nacional. Matéria da Zero Hora destacou as cinco instituições mais bem avaliadas, dentre as quais está a instituição (confira neste link). A notícia também repercutiu entre a comunidade acadêmica, que fez diversos comentários via Twitter – confira neste link.

A respeito da nota, a reitora da Universidade, professora Maria Beatriz Luce, comenta que embora o aspecto mais aparente seja o das avaliações dos cursos, é importante destacar que o IGC resulta de um cálculo a partir do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que por sua vez é subsidiado por duas outras ferramentas de avaliação, as visitas in loco de especialistas aos cursos e o desempenho dos estudantes no ENADE – aspectos estes que dependem da organização e atuação administrativa e de trabalho conjunto: – O IGC e os resultados dos cursos são derivados do conjunto das condições de ensino, com pesquisa, extensão e condições físicas e administrativas, e levando em conta ainda o Projeto Institucional, os projetos pedagógicos dos cursos.

Conforme a pró-reitora de Graduação, professora Lúcia Vinadé, a classificação reflete a qualidade dos docentes da UNIPAMPA, que imprimem no ensino de graduação a aspiração e as práticas de pesquisa e extensão.

- A busca constante por qualidade na docência, desenvolvida e estimulada nos diversos níveis da Gestão, é a fonte propulsora deste resultado.

A professora Lúcia aponta que a infraestrutura é o maior desafio em torno do qual a instituição está trabalhando para atender às demandas. – A expectativa para as novas avaliações é a de superarmos os obstáculos demonstrados neste momento, criando condições para que nossos estudantes desenvolvam na íntegra o perfil do egresso anunciado no Projeto Institucional.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.