Reunião define detalhes da 7ª edição da Festa do Pêssego da Fronteira Oeste

Festa para fomento da fruticultura e da fruta produzida na região será realizada em Livramento nos dias 9 e 10 de dezembro

Os integrantes da comissão organizadora da 7ª Festa do Pêssego da Fronteira Oeste estiveram reunidos na manhã da última sexta-feira, no gabinete do Prefeito Municipal, para apresentar o projeto ao Chefe do Executivo e definir detalhes a respeito da organização do evento, que será realizado dias 9 e 10 de dezembro. Participaram do encontro, representando o escritório local da EMATER/RS, o engenheiro agrônomo Jorge Torres e a zootecnista Lisiane Shilick; representando a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento–SMAPA, o secretário Gregório Martins Heredes e o engenheiro agrônomo Roberto Machado Braz; representando a Associação Santanense de Hortifrutigranjeiros Camilo Campelo, e representando a Secretaria de Serviços Urbanos a servidora Sandra Michele.

O objetivo da reunião foi de pedir apoio ao prefeito Wainer Machado para a realização do evento e ultimar os preparativos da organização do mesmo, que depende da mobilização de diversas secretarias através do trabalho de seus servidores.

O evento se caracteriza em uma oportunidade de valorizar o produtor e sua produção, pois além da possibilidade de comercialização do pêssego, realiza-se também um concurso para avaliação de fruta “in natura”, bem como produtos agro-industrializados, como geléias, compotas, sucos, passas, etc., sempre na busca de valorizar o trabalho do fruticultor e sua família.

Além do concurso dos produtos, o evento irá homenagear pessoas e lideres que auxiliaram e auxiliam no desenvolvimento da fruticultura, com entrega de troféus para as expressões Produtor, Técnica e Política, os quais serão conhecidos durante a realização do evento.

Além da feira de comercialização de frutas e derivados, pela primeira vez será realizada em paralelo à feira a 1ª Mostra de Agroindústrias Locais e de Artesanato em Lã, buscando valorizar também o trabalho de outros produtores locais, e que também merecem destaque.

Programação

O evento será desenvolvido em dois dias, sendo que no primeiro dia, sexta-feira, 09 de dezembro, a partir das 8 horas, iniciará de imediato a comercialização de frutas e derivados. A abertura oficial será realizada com a presença do Prefeito Municipal e demais autoridades, produtores e população santanenses, às 11 horas. A feira estende-se durante todo o dia, sendo que, no período da tarde, será realizado o concurso de frutas in natura e seus derivados, e após a conclusão do mesmo, a entrega de prêmios aos destaques do concurso e as expressões Produtor, Técnica e Política. No sábado, o evento continua com feira de comercialização.

A 7ª Festa do Pêssego da Fronteira Oeste terá caráter regional, o que vai garantir também a participação de produtores de outros municípios da Fronteira Oeste, entre os quais os municípios de Quarai, Alegrete, Rosário do Sul e Manoel Viana, onde também ocorre a exploração da cultura do pessegueiro.

Com a definição dos detalhes finais do evento, as demais informações estarão sendo divulgadas nos próximos dias. Interessados em participar do evento, na condição de expositor ou mesmo para a comercialização de produtos, devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento–SMAPA, através do telefone (55) 3968-1120, e falar com o Secretário Gregório Heredes ou com o engenheiro agrônomo Roberto Braz, ou ainda, também, no Escritório local da EMATER, através do telefone (55) 3242-2500.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.