Ovinocultores do pampa gaúcho definem ações

O Sebrae, com parceiros, realizou na última sexta-feira, 11 de novembro, em Livramentos, o Encontro de Ovinocultura do Pampa Gaúcho. O evento contou com a participação de 120 ovinocultores dos municípios de Livramento, Itaqui, Uruguaiana, Quaraí, Alegrete, Rosário do Sul, Dom Pedrito, Bagé, Aceguá e Caçapava do Sul. O evento contou com a participação do presidente da ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), Paulo Schwab, que trouxe uma mensagem muito positiva com relação ao cenário de preços de carne e lã ovina, convocando os produtores a aumentar seus rebanhos e investir na atividade. Também esteve presente o Coordenador Estadual dos Projetos de Pecuária do Sebrae/RS, Angelo Aguinaga e a consultora do Sebrae Marlise Germer.

O evento iniciou com a apresentação do Projeto “Desenvolver a Bovinocultura e Ovinocultura do Pampa Gaúcho”, o qual o Sebrae-RS, juntamente com entidades parceiras, irá desenvolver nos anos de 2012 e 2013. O gestor do projeto, agrônomo Tauê Hamm, abordou sobre os objetivos, metas e ações a que o projeto se propõe. Serão realizadas ações de capacitação gerencial, fomento ao associativismo, consultorias para inovações tecnológicas no sistema de produção, dias de campo e visitas técnicas, além de ações para auxiliar na comercialização, como o Programa Cordeiro de Qualidade Arco. O Projeto está em chamada pública, aberto para adesão de novos produtores, portanto os interessados devem entrar em contato com o Sebrae Bagé, no telefone (53) 3241.4203.

Na sequência, foi realizada a reunião do Programa Cordeiro de Qualidade Arco, uma iniciativa pioneira de Certificação Voluntária de Cordeiros, iniciada em 2008, em uma parceria entre produtores, Sebrae, Senar e Arco. Além de aumentar a força de comercialização dos produtores, o programa traz um suporte forte nas áreas de gestão e produção.

O programa está passando por uma reestruturação, portanto, o encontro foi uma oportunidade para divulgar, alinhar informações sobre seu funcionamento e definir estratégias para as atividades, como por exemplo, a Rodada de Negócios com os frigoríficos interessados, que será realizada na 1ª quinzena de Dezembro.

À tarde, foi realizado o Dia de Campo, objetivando o intercâmbio de informações entre os produtores da região. Foi visitada a Cabanha Moirões, de propriedade do consultor do Sebrae Leonardo Viecelli, o qual mostrou importantes resultados de índices produtivos baseados em uma adequada gestão do sistema produtivo. Após essa visita, os produtores se deslocaram para a Estância Artigas, onde conheceram um sistema focado na terminação de cordeiros e borregos a pasto, com destaque para a utilização de pastagens cultivadas de inverno (azevém e aveia). Segundo Tauê Hamm, as visitas foram fundamentais para despertar no produtor ações que já são feitas e que tornam a ovinocultura uma atividade prioritária na propriedade e com alta rentabilidade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.