Mulheres do Mercosul reunidas em Montevidéu

Da esq. para dir.: Michelle Bachelet, ex-Presidenta do Chile, e Emília Fernandes

A Secretária Executiva do CODESUL/BRDE – Emilia Fernandes, participou da XXVI Reunião Especializada de Mulheres do Mercosul, de 9 a 11 de novembro, em Montevidéu/Uruguai, que reuniu Ministras de Políticas para as Mulheres dos países membros do Bloco. Pelo Brasil estiveram presentes as Ministras Iriny Lopes de Políticas para as Mulheres e Luiza Bairros da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e entidades de mulheres.

Na ocasião, foram apresentados indicadores regionais sobre violência, tráfico e participação política das mulheres no Mercosul. Cada país apresentou seus avanços e desafios para a implementação de políticas de igualdade e combate ao preconceito de gênero e étnico/racial e definiram linhas de atuação conjunta para avançar nas questões de gênero e combate de todas as formas de preconceito e discriminação.

Na abertura da REM, com a presença de várias autoridades e do vice-presidente do Uruguai – Danilo Astori, Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile e hoje Diretora Executiva da ONU Mulheres, destacou a “necessidade irredutível de expandir os espaços de participação e de empoderamento para todas as mulheres de nossos países, como elemento fundamental para a democracia, pois trata-se de um assunto de cidadania e direitos humanos”.

Na oportunidade, Emilia entregou pessoalmente à Bachellet convites do governador Tarso Genro -Presidente do Codesul, para a participação no 1º Encontro Íbero-Americano de Conselhos Econômicos e Sociais, que ocorrerá em dezembro, em Porto Alegre e, também, para o “Seminário Internacional Mulheres e Segurança Pública”, que ocorrerá em março de 2012, promovido pela Secretaria de Segurança e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS.

Durante a realização da XXVI REM, Emilia se reuniu com integrantes do Fórum de Mulheres do Mercosul e expôs os objetivos e ações do Codesul/BRDE e suas Comissões Temáticas, com destaque para a Comissão Permanente de Mulheres do Codesul, criada em setembro pelos governadores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Mato Grosso do Sul e do Paraná, visando o desenvolvimento de ações integradas entre os quatro Estados.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.