O magistério e a cultura perdem a sua mais ilustre representante

Dona Maria Schenkel Ibarra, que acaba de nos deixar depois de uma profícua existência de noventa e cinco anos para, no dia 02 de agosto de 2011, ingressar na imortalidade, foi diretora de escola, professora por muitos anos do Colégio Santa Teresa de Jesus, Delegada, Inspetora e Secretária de ensino e uma das pessoas mais cultas e admiráveis de nossa comunidade.

Uma das fundadoras da Academia Santanense de Letras, com o título vitalício de Presidente de Honra, dona Maria conseguiu manter durante toda a sua vida um perfeito relacionamento afetivo com seus confrades e amigos, com aquela simpatia, bom humor e jovialidade que sempre a distinguiram.

Devido à sua imensa cultura geral, literária, pedagógica e intelectual, dona Maria, mesmo depois de haver se aposentado do magistério, continuou sendo uma professora em tempo integral, em sua residência, procurada que era freqüentemente por suas colegas, confrades, ex-alunas, ex-alunos, amigas e amigos para ser ouvida ou dar a sua opinião sobre os mais diversos assuntos.

Conhecendo como ninguém a gramática e o ensino da língua portuguesa, escreveu diversos artigos, divulgados pela imprensa, elucidando aspectos e particularidades do nosso idioma, incentivando o seu cultivo dentro e fora das escolas e demais instituições.

Enquanto membro efetivo da Academia Santanense de Letras, e ainda depois de haver me desligado da Academia, tive a honra e o privilégio de conviver e aprender com essa pessoa extraordinária e querida que foi e continuará sendo, para todos nós, Dona Maria Eguiomar Schenkel Ibarra.

Que Deus a tenha, em Sua Glória, juntamente com o Professor Darcy Lindolfo Müller, os poetas Paulo César Gutierrez Guggiana e Lauro Antonio Correa Simões e a Professora Zulmira Thereza de Almeida, que foram seus confrades em vida, na Academia Santanense de Letras, e agora, em espírito, pela eternidade.

Luciano Machado

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.