“Vou carregar o caixão de muita gente”. Ministro Carlos Lupi fazendo ameaças em Brasília

FIFA E CBF NA CÂMARA

Nem mesmo as críticas duras dos deputados federais Romário (PSB/RJ) e Anthony Garotinho (PR/RJ) tiraram o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, do sério em seu depoimento na Câmara dos Deputados, ao lado de Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

Valcke não está nem aí para as críticas de alguns deputados, já que o acerto feito para a Copa de 2014 ser no Brasil foi assinado com Lula, em 2007. No seu depoimento, ele voltou a criticar o atraso nas obras prometidas para o evento, lembrando que a Copa das Confederações poderá ser um grande teste, “mas será tarde demais para fazer qualquer mudança fundamental, por isso é importante planejar desde já e acelerar os trabalhos”.

Já o presidente da CBF Ricardo Teixeira quer mesmo é a aprovação rápida da Lei Geral da Copa (LGC) que trata de assuntos como isenções fiscais aos patrocinadores da Fifa e livre entrada de funcionários da entidade no Brasil sem quer exigência de visto consular.

Jerome Valcke disse o que todos os brasileiros sabem, mas vindo dele, a crítica adquire o formato de um puxão de orelhas em nossas autoridades, especialmente para o prefeito Gilberto Kassab: “Dirigir em São Paulo, ir de um lado a outro, é um pesadelo. Sair do aeroporto (Guarulhos) leva meio dia. Isso não poderá ocorrer durante a Copa”.

Depois de apontar falhas no sistema viário de São Paulo, Volcke explicou que não faz críticas pelo prazer de dar declarações. Afirmando que a Copa foi planejada para que as equipes viajem pelo país, mas “viajar no Brasil não é fácil”. 

Mais uma vez a Fifa deu o seu recado diante de tanta desorganização por parte do Brasil. Os improvisos bem brasileiros não são compreendidos por quem tem a tarefa burocrática de organizar a Copa. Essa Copa vai custar aos brasileiros o preço de muitos hospitais, centenas de quilômetros asfaltados e ouro tanto de escolas em todos os níveis.

MEIA ENTRADA (1)

A Fifa e a CBF estão propondo um ingresso com preço especial para os idosos para não contrariar o Estatuto do Idoso que o governo federal já disse que a lei não será alterada. Diante disso, a Fifa vai criar um ingresso a 25 dólares, destinado a idosos e estudantes, preferencialmente.

MEIA ENTRADA (2)

Haverá uma cota de 10% dos ingressos postos à venda ao preço de 25 dólares (mais ou menos R$ 40,00) para todos os jogos, com exceção ao jogo de abertura e o da final da Copa. É a proposta da Fifa para não bater de frente com o governo.

BOBAGEM

Uma proposta cheirando a bobagem foi rejeitada pelo secretário-geral da Fifa. Alguém propôs que parte dos ingressos deveria ir para quem entregasse uma arma de fogo, num incentivo à campanha do desarmamento. “Existe tanta arma no Brasil que nós não vamos ter a quantidade de bilhetes para atender”, fulminou Valcke.

ARROGÂNCIA

Jerome Valcke não se impressionou com a crítica do deputado Rui Palmeira (PSDB-AL) que chamou de arrogantes a ele e a Ricardo Teixeira. “Posso ser visto como arrogante, mas sou responsável, no seio da Fifa, por implantar essa Copa do Mundo. Tenho o compromisso de dizer o que funciona ou não funciona”, disse Valcke, diante do silêncio de Teixeira.

APOSENTADORIAS (1)

Desde o mês passado, mais de 10 milhões de donas de casa e diaristas poderão promover sua inscrição junto ao INSS, bem como o micro empresário individual, buscando a proteção da Previdência Social.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.