Caminhada no Parque Internacional encerra a II Feira Binacional do Livro

Durante os quatros dias, a grande participação da comunidade confirmou o sucesso do evento realizado na Fronteira

Durante a II Feira Binacional do Livro foram doados livros ao público presente

Com início no dia 03 de novembro, a segunda edição da Feira Binacional do Livro, reuniu grande público no Parque Internacional, símbolo de integração entre Sant’Ana do Livramento e Rivera. O local foi escolhido pela comissão organizadora, que é composta por representantes dos dois países para manter a ideia central do projeto: doar, trocar, reciclar e compartilhar.

Durante os quatro dias de feira, o Parque recebeu escolas estaduais e municipais das redes de ensino do Brasil e do Uruguai, além da comunidade fronteiriça. Os alunos participaram de atividades como contação de histórias, assistiram a apresentações artísticas, filmes e puderam participar de oficinas que ensinavam restaurar e conservar livros, além de conhecer acervos de museus das cidades e projetos realizados na Fronteira.

Caminhada pelo Parque encerrou a segunda edição da Feira

A II Feira contou com a presença dos dois patronos escolhidos para representar cada país: Carlos Urbim, escritor santanense e Tomás de Mattos, que veio de Montivideo para participar do evento. Durante os dias que ocorreram a Feira, os patronos eram encontrados caminhando pelo Parque nos momentos em que havia uma pausa nos encontros e atividades programadas como a participação do projeto Encontros com o Professor e Charla Literária – Literatura de Fronteira.

A comunidade presente no último dia encerrou a Feira com uma caminhada em volta do Parque Internacional, neste momento foram distribuídos morequetes (brinquedos confeccionados pelos voluntários da Feira) para crianças e adultos que durante a caminhada coloriram o fim da II Feira Binacional do Livro.

Segundo Cláudio Santana representante do Consulado Geral do Brasil em Rivera, “A Feira está construindo um futuro a Rivera e Sant’Ana, lendo, aprendendo, ensinando e doando cultura. Um evento como este sempre tem dificuldades, mas todos os envolvidos trabalharam muito para tornar esta data um marco na Fronteira.”

No último dia da II Feira Binacional do Livro, o público apreciou muitas atividades artísticas, crianças participavam de contação de histórias, adultos passeavam entre os estandes aproveitando o domingo de calor. Os livreiros que participaram na comercialização de livros estavam entusiasmados, pois o número de livros vendidos ultrapassou ao ano passado já no segundo dia de Feira.

Marta Pujol, que participa da comissão organizadora da Feira relatou: “o fluxo de pessoas foi muito grande durante todos os dias. O evento sempre encerrou com duas horas a mais do previsto. A II Feira Binacional do Livro encerra com o marco do grande sucesso que se tornou. A comissão já está pensando no próximo ano. Muitas instituições como a Prefeitura, a Intendência e o Consulado do Brasil em Rivera que participaram este ano já reforçaram a sua presença na III Feira. Temos a certeza que o projeto cumpriu seu maior objetivo ser um momento coletivo, popular e agregador de pessoas que acreditam que o desenvolvimento humano só se atinge se investirmos em cultura e educação.” Marta ainda reforça: “Agradecemos a todos que acreditaram no projeto e doaram seu tempo, dedicação e amor. Em especial ao prefeito Wainer Machado que deu apoio incondicional a feira pois possui a sensibilidade de um professor e sabe a importância de eventos como este para a comunidade.”

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. Cris Mel

    Muito boa a feira, parabéns aos organizadores. Apenas deixo aqui a minha sugestão para que na próxima os livreiros ofereçam livros em áudio, pois devemos pensar na inclusão.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.