Prova de abertura

Foi rápido e democraticamente correto o Chefe do Executivo Municipal ao antecipar a apresentação da proposta de recuperação dos salários do funcionalismo público para a noite de ontem. É bem verdade que a ação denotou uma estratégica tentativa de impedir que a mobilização dos servidores, marcada para a manhã de hoje, venha a se transformar logo ali em um movimento de maiores proporções, podendo inclusive comprometer o desenvolvimento das atividades administrativas, mas também é preciso reconhecer que a iniciativa demonstrou claramente que existe vontade de negociar com a categoria uma alternativa que seja satisfatória para todos.

Ao apresentar a proposta – que estava sendo elaborada para ser entregue apenas amanhã – o Prefeito oferece ao funcionalismo uma base sólida sobre a qual discutir. Ainda que o conteúde da proposta não seja totalmente do agrado da categoria, ela proporciona informações concretas que podem embasar inclusive contra-propostas, de modo a melhorar o conjunto de medidas sugeridas. Isso é negociação. Não incluiu, a ação de ontem à noite, nenhuma tentativa de esvaziar o movimento marcado para a manhã de hoje. Ao contrário, ciente, através da imprensa e dos próprios comentários dos servidores, de que a paralisação de advertência seria efetivamente realizada, o Executivo aproveitou para oferecer uma proposta de atendimento às demandas da categoria antes mesmo que elas viessem a ser oficialmente apresentadas, o que deverá ocorrer agora já com base no documento apresentado pelo Prefeito.

É importante, colocado tal contexto, que os servidores tenham a tranquilidade de não se deixar levar pela emoção político-partidária que ronda os movimentos populares principalmente nestes dias de pré-campanha eleitoral. O justo movimento pela recuperação dos combalidos – para não dizer totalmente arrasados – salários do funcionalismo tem que avançar no sentido de alcançar seu objetivo em favor da categoria. Para isso, é preciso negociar com seriedade e responsabilidade. A ação de ontem foi uma demonstração de abertura para isso.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.