ARInter divulga edital de programa de cooperação CAPES / UDELAR

A Assessoria de Relações Internacionais da Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) reforça a divulgação de edital de cooperação internacional, divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nesta quinta-feira, 27 de outubro. Trata-se do edital nº 40/2011, que estabelece seleção de projetos conjuntos de pesquisa no âmbito do Programa de Cooperação Internacional CAPES/Universidad de la Republica (UDELAR-Uruguai).

De acordo com nota divulgada pela CAPES, o programa visa estimular o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e uruguaios vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior (IES), através de projetos conjuntos de pesquisa. O intuito é formar recursos humanos de alto nível nos dois países em diversas áreas do conhecimento. O link para mais informações no site da CAPES é http://www.ca pes.gov.br/cooperacao-internacional/uruguai/capesudelar.

A equipe proponente deverá contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós- -graduação, além do coordenador. Cada proposta de projeto conjunto de pesquisa deverá planejar suas atividades considerando que a duração máxima de financiamento dos projetos será de quatro anos, improrrogáveis.

As inscrições das propostas de projetos conjuntos de pesquisa são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, até 10 de dezembro de 2011, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Ao formulário de inscrição, devem ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital.

Para dúvidas ou informações referentes ao formulário eletrônico, utilize o e-mail bexele tronico.cgci@capes.gov.br ou o telefone (61) 2022-6230.

A seleção das propostas de projetos conjuntos de pesquisa se desenvolverá em quatro etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório, sendo elas análise documental, análise do mérito científico, análise e priorização das candidaturas pelo grupo assessor especial da Diretoria de Relações Internacionais da Capes e avaliação final em reunião conjunta binacional. A divulgação do resultado está prevista para março de 2012 e o início das atividades dos projetos e liberação dos recursos para abril de 2012.

Benefícios: Para os projetos aprovados serão concedidas bolsas no Brasil e no exterior, auxílio instalação, seguro saúde, diárias, auxílio para despesas com passagens e locomoção e recurso para material de consumo. Mais informações pelo e-mail capesudelar@ca pes.gov.br.

Para serem inscritas, as propostas de projetos de pesquisa deverão, entre outros requisitos:

- Ser conjuntas e envolver instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Uruguai;
- Ser similares e apresentadas por um coordenador de cada país, no caso do brasileiro, detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos;
- Estimular a cooperação científica, tecnológica e de inovação entre grupos e centros de pesquisa de pós-graduação de alto nível, incentivando a mobilidade de pesquisadores e estudantes de pós-graduação;
- Estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7;
- Contemplar, principalmente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas;
- Prever a publicação conjunta de artigos científicos e;
- Ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.