Produtividade média do trigo aumenta mais de 15%

A Emater-Ascar reavaliou a produtividade média do trigo nas diversas regiões produtoras, assim como a produção total a ser colhida no Estado.

Segundo o acompanhamento quinzenal sobre as condições das lavouras, a produtividade média em âmbito estadual passa de 2.186 kg/ha esperados inicialmente para 2.524 kg/ha (+15,41%), projetando uma colheita total de 2,187 milhões de toneladas. Um aumento de 18,47% em relação à produção inicialmente prevista em 1,846 milhão de toneladas.

Apesar de o rendimento médio não alcançar o rendimento do ano passado, que foi de 2.681 kg/ha, a atual produção poderá ser 2,56% maior que a safra de 2010, quando foram colhidas 2,133 milhões de toneladas, segundo o IBGE. O aumento da produção em relação ao ano passado se deve, basicamente, pela área plantada nesta safra, que foi 8,94% maior que anterior, uma vez que foi reavaliada para um total de 866,8 mil hectares.

O levantamento contou com informações de 242 escritórios municipais, que representam 87% do universo cultivado este ano e expressa a situação observada entre os dias 8 e 23 de outubro.

O tempo seco e ensolarado transcorrido na maior parte do período proporcionou ótimas condições para a fase final de formação do grão de trigo (34% das lavouras), a maturação do cereal (38% das lavouras) e principalmente para a colheita no Estado, que avançou 15 pontos percentuais nesta última semana, atingindo 25% do total da área plantada nesta safra.

A qualidade do grão colhido até o momento é considerada boa, tendo na sua maioria peso de hectolitro acima de 79.

O clima também favoreceu os grãos de verão. O plantio da safra 2012 de arroz teve impulso de 11 pontos percentuais na área semeada.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.