Sant’Ana do Livramento e Rivera se preparam para a II Feira Binacional do Livro

A organização da Feira Binacional do Livro vem sendo tratada há vários meses, sendo tema de inúmeras reuniões preparatórias

Durante todo o ano de 2011, uma comissão formada de instituições santanenses e riverenses, vem se reunindo semanalmente com o objetivo de organizar as atividades do Projeto Feira Binacional do Livro, que se encontra na sua segunda edição e que terá como Patrono brasileiro, neste ano, o escritor Carlos Urbim, e Patrono Uruguaio, o escritor Tomaz de Mattos. A II Feira Binacional do Livro acontecerá no período de 03 a 06 de novembro de 2011, no Parque Internacional, local escolhido pela Comissão Organizadora em função do seu significado histórico-cultural e identitário, que une as cidades gêmeas Rivera-Livramento, além de ser símbolo de integração entre Uruguai e Brasil. As informações são da professora Idene Godois, membro da Comissão Organizadora da II Feira Binacional do Livro.

Segundo ela, o Projeto Inicial da Feira Binacional surgiu em 2010, em uma sala de aula da Universidade Federal do Pampa em Sant’Ana do Livramento, na disciplina de Gestão de Projetos, como iniciativa de um grupo de alunas do Curso de Administração.

Com o mesmo entusiasmo com que organizou a Feira em 2010, destaca a professora Idene, nesse ano de 2011, a Comissão Organizadora trabalha pensando em todos os detalhes, para que o evento aconteça de forma que se alcance o seu objetivo principal, que é fomentar o desenvolvimento do hábito da leitura na Fronteira da Paz, bem como promover a integração entre ambos os países, incentivando, assim, o respeito à diversidade cultural.

Entre as instituições organizadoras, estão a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Intendência de Rivera, Universidade Federal de Pelotas, Universidade da Região da Campanha, de Sant’Ana do Livramento, Universidad de La Republica, Centro Universitario de Rivera e Marco Zero.

O grupo de apoiadores está formado pela Viação Ouro e Prata, Hotel San Carlos, Núcleo de Estudos Fronteiriços, Hotel Casino Resort, Cinema Internacional, 7° RCMEC, Consulado Geral do Brasil em Rivera – Uruguai, SESC, Centro de Integração do Mercosul, entre outros.

A II Feira Binacional do Livro se caracteriza como um espaço multidisciplinar, ou seja, é o entrelaçamento das diversas áreas artísticas (teatro, música, dança, cinema, artes visuais), porém sempre sob o critério de que o protagonismo é do livro, e por consequência, do escritor. Vale destacar que um dos pontos altos da Feira é a “Charla Literária – A literatura da fronteira e outros tópicos”, que acontecerá no dia 5 de novembro, às 21h, no Espaço Livre (Parque Internacional) e que deverá contar com diversos nomes da Literatura e Cultura do Brasil e do Uruguai, em um grande encontro de escritores de ambos os países.

Para prestigiar a iniciativa e abrilhantar esse projeto cultural, está sendo convidada a população de Sant’Ana do Livramento e de Rivera, bem como as comunidades de toda a região da Fronteira Oeste.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.