Enem movimenta milhares de candidatos no final de semana

Exame Nacional do Ensino Médio apresentou baixa abstenção e redação com tema sobre redes sociais

Cristiane Ignácio, Dandara Paola e Daimison Josue antes da segunda prova

Os mais de 5 milhões de estudantes inscritos realizaram no domingo o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Como ocorreu no primeiro dia, quando os estudantes fizeram as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, as provas tiveram início às 13h e os portões foram abertos ao meio-dia.

 

Em Sant’Ana do Livramento o primeiro dia de prova do Enem transcorreu dentro da normalidade, apenas com registros pontuais de pequenas ocorrências, como já era previsto. O Enem 2011 teve número de inscritos recorde em todo o Brasil chegando a 5.367.092 de participantes.

O segundo dia de provas para o Enem transcorreu sem problemas no município. Na escola General Neto antes da prova o clima era de expectativa com relação ao tema da redação. Cristian da Cunha,18 anos, que pela segunda vez fez a prova, achou o primeiro dia bem acessível, “desta vez fiquei mais à vontade e consegui fazer todas as questões com calma”. Ele pretende disputar uma vaga na Unipampa. “Vou ver como estão as minhas notas e ai escolho o curso”. Já Cristian Quines, 18 anos, está fazendo pela terceira vez a prova e disse que no ano passado conseguiu uma boa média, mas que as vagas eram para outro município. “Quero cursar administração ou Economia na Unipampa. Ao contrário de Cristian, Diego da Silva quer uma vaga no curso de Matemática. ” Não tem aqui em Livramento, mas vou tentar o Pró Uni ou alguma universidade federal por perto”. Os amigos, Cristiane Ignácio, 17 anos, Dandara Paola, 19 anos e Daimison Josué , 20 anos enquanto esperavam o horário da prova conversavam sobre os cursos que desejam cursar. ” Eu pretendo ser filósofo, destacou Daimison, Cristiane quer vaga no curso de Veterinária e Dandara quer ser administradora.

Redação

Cristian Regasson, Cristian da Cunha, Cristian Quines e Diego da Silva

O tema proposto para a redação do Enem 2011 foi “Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado”. O tema dividiu os estudantes este ano. Alguns candidatos afirmaram ter gostado da proposta, enquanto outros enfrentaram dificuldades para tratar do assunto. Junto com a proposta, o Enem apresentou dois textos de apoio. Um deles citava uma declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) que defende que o acesso à internet é um direito básico do ser humano. O outro abordava a relação entre a rede e a reputação das pessoas, afirmando que a web pode ser usada tanto para o bem como para o mal. A redação do Enem é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 300 pontos ou mais na nota atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor.

 

Os gabaritos e resultados serão divulgados em janeiro de 2012, quando poderá ser acesso o Sisu.

 

 

 

O cadeirante Jeyson Muller, de 27 anos destacou o atendimento para a realização da prova. "Foi ótimo, pude fazer as provas sem problemas, aqui no Rivadavia foram atendidos todos os deficientes, o que proporcionou um atendimento diferenciado para todos nós". Quanto a prova Jeyson achou bem acessível, já a esposa Kelly Nuñez achou difícil. "Não estudei muito, achei a prova cansativa, além de serem realizadas em dois dias, o que dificultou."

As amigas Cristina Maciel, 18 anos e Deise Tâmara, 32 anos estavam confiantes quanto ao resultado das provas. “Queremos vaga na Unipampa, não interessa o curso, o importante é estar cursando o ensino superior. Temos que aproveitar que é gratuito e concorrer as vagas aqui em Sant’Ana do Livramento. Estamos com esperança de conseguir cursar a Universidade e ficar aqui no município”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.