Coordenação Municipal disponibiliza novo horário para Centro de Testagem e Aconselhamento

Equipe do CTA atende a população em dias e horários
alternados

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), oferece gratuitamente os testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além do Teste do Mantoux, para tuberculose (TB).

O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona às terças-feiras, das 8h às 9h; às quartas-feiras, das 12h às 13h, e, a partir da próxima quinta-feira, 5, contará com mais um horário, das 17h às 20h. A criação desse novo horário foi pensada nos trabalhadores do comércio, que não podem comparecer nos outros horários.

Conforme informações prestadas pelo coordenador do CTA, Vainer Ribeiro, o serviço é aberto a toda população, não é necessário ordem médica, e nem estar em jejum. “Qualquer pessoa pode fazer o teste. No entanto, jovens de até 14 anos devem vir acompanhados dos pais ou responsáveis”, frisou.

O CTA funciona através da Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase, e está localizado na Rua Rivadávia Corrêa, 794. Para mais informações, o telefone para contato é 3968-1186 e o email é aidslivramento@gmail.com 

Descentralização do serviço

Como forma de disponibilizar o serviço a um maior número de pessoas, o CTA também é levado aos moradores dos bairros. “Chamamos esse serviço de CTA itinerante. Lembrando que levamos o serviço em mutirões de saúde, em praças e bairros”, explicou Vainer. Também é ofertado às pessoas material que fala sobre as hepatites, HIV, DSTs, e sobre a tuberculose.

Além disso, no CTA, existe o tratamento e adesão das DSTs, HIV, e das Hepatites, Tuberculose, totalmente gratuito. A equipe do CTA é formada por 5 pessoas – Vainer Ribeiro, Katia Pimentel, Vanusa Silveira, Valdir Bairros, Arlete Vasques – que estão à disposição para o esclarecimento de qualquer tipo de dúvidas. 

Vacina da Hepatite C

Vainer também informou que todas as pessoas que realizam os testes de Hepatite B e C, em caso de resultado negativo, é disponibilizada a vacina da Hepatite B, para a imunização, válida por dez anos.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.