Família sofre com transtornos causados pela chuva

Casa situada no bairro Rui Ramos fica coberta de água durante épocas de chuvas, o que deixa moradores doentes devido à umidade 

Moradora mostra as rachaduras e a altura em que a água chega

Ana Claudia Souza da Cunha, moradora da Rua Pacífico Ucha, 128, vive em uma casa de madeira junto com sua família que é composta por seis pessoas, sendo três crianças. As condições de moradia de Ana Claudia são precárias e já dura dois anos, desde que seu vizinho dos fundos construiu um muro e, em época de chuva, a água demora a evaporar e não tem por onde fluir, deixando o local muito úmido.

A moradora já perdeu vários bens materiais, mas o que a preocupa mais, é a saúde de seus filhos. O menor de sete meses está internado por problemas respiratórios na Santa Casa de Misericórdia do Município, devido à umidade que a casa fica em dias de mau tempo.

Ana Caroline Souza da Cunha com o pequeno Emanuel de 2 anos – água contorna a casa

Segundo Ana Caroline, filha de Ana Claudia, a moradora procurou a Assistência Social e a Prefeitura para ver se tinha como receber alguma forma de ajuda, uma assistência. Segunda ela, “eles não se prontificaram e nem ao menos ofereceram ajuda, não fizeram nada. A gente fica doente desse jeito”, desabafou.

A moradora necessitada pede que, além do Poder Público, se alguém quiser ajudar com aterro ou materiais de construção, para poderem construir a casa acima do nível que a água sobe, seria bem-vindo. Ela agradece aos vizinhos e parentes que nos acolhem,principalmente nos piores dias. “A chuva vem, estraga roupa, a casa fica com rachaduras, perdemos móveis e dependemos de ajuda”, concluiu.

Vizinhos de Ana Claudia também reclamam da água que deixa intransitável o loca, criando um verdadeiro córrego mesmo com chuvas brandas como a desta quarta.

 Leonor Gonçalves, Secretário de Assistência e Inclusão Social: A política de assistência tem vários serviços e programas. Quando acontece um fato que a pessoa precisa de alguma ajuda, vai um Assistente Social avaliar e dá o apoio necessário dentro da situação. Se a pessoa é beneficiada por programas do Governo, ela tem direitos especiais, pois a função da Assistência Social visa amparar aqueles indivíduos que não conseguem prover o próprio sustento de forma permanente ou provisória.

Secretaria de Assistência e Inclusão Social – Rua Silveira Martins, 892
Telefone: 39681030

Delmar da Rosa Rodrigues, coordenador municipal da Defesa Civil: 

A Defesa Civil era um órgão de coordenação que atuava após os acontecimentos como situações de emergência ou calamidade. A partir de 2012 o funcionamento mudou, e ela passou a atuar na prevenção. Quando acontece algum tipo de desastre como, por exemplo, estiagem ou ventos que causam estragos, a Defesa Civil trabalha em conjunto com a Assistência Social e outras Secretarias para ajudar, indicando os órgãos de apoio e ação, avaliando riscos e trabalhando para a melhoria da situação.

Telefone: 96557671
Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento

Como ajudar?

Rua Pacífico Ucha, 128 – Vila Rui Ramos
Telefone – 92101953

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.