Fonaprace nacional iniciou ontem na Unipampa, em Livramento

O evento segue nesta terça-feira, com a escolha do novo coordenador e demais debates no salão de eventos da Unipampa em Livramento

Pró-reitores e coordenadores acadêmicos iniciaram ontem as discussões da 50ª reunião do FONAPRACE, em Livramento

A 50ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis iniciou na manhã desta segunda-feira, 17, no Campus Sant’Ana do Livramento da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. A Instituição recebe até a terça-feira, 18, a reunião nacional do fórum, que congrega pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior públicas do Brasil, para discutir as políticas de assistência estudantil e procurar soluções aos desafios encontrados pela área.

Esta é a primeira reunião de pró-reitores que a Unipampa sedia, e para a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade, Laura Fonseca, isto é importante para que a Instituição possa se apresentar além do Rio Grande do Sul, para servidores de todo o Brasil que multiplicam e tornam a Unipampa ainda mais pública e conhecida. “Internamente, este evento mostra, ainda, aos servidores da Unipampa que os problemas não ocorrem apenas aqui; esta troca de experiências torna menos solitário o trabalho do servidor da Instituição”, complementa. Após a mesa de abertura, que contou com a secretária geral do FONAPRACE, Valéria Gomes Momenté, a organizadora do Evento, Laura Fonseca, e os representantes das Regionais do FONAPRACE, a reitora Maria Beatriz Luce palestrou aos presentes sobre “Assistência estudantil e Expansão Qualificada do Ensino Superior no Brasil”. Ela falou sobre a necessidade de estar atento às tendências e acontecimentos do mundo para a gestão da educação e da assistência estudantil, sobre as mudanças do perfil do acadêmico, e sobre o papel que a área tem para a expansão qualificada do ensino superior. “A assistência estudantil está no coração do futuro da expansão das nossas universidades e no coração da democratização do ensino superior no Brasil”, afirmou Maria Beatriz Luce.

A programação da manhã continuou com o debate sobre Diretrizes para Estruturação da Atenção à Saúde dos Estudantes nas IFES, com o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFSC, Claudio José Amante, e o pró- -reitor de Assistência e Promoção ao Estudante da UFPB, Severino Ramos de Lima. Os palestrantes falaram sobre a atenção à saúde e a proteção à saúde dos estudantes das universidades, e ressaltaram a importância de se pensar a atenção à saúde articulada à política de Estado do Sistema Único de Saúde. A pauta da tarde debaterá Financiamento da Assistência Estudantil e Matriz PNAES e Acúmulo de Bolsas , Contrapartida e o Decreto 7416/2010, entre outros assuntos.

A reunião técnica dos membros do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis seguiu seus debates na parte da tarde. A 50ª reunião ordinária do Fórum, que faz parte da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) tem como objetivo discutir as políticas de assistência estudantil nas universidades públicas.

A pauta da tarde iniciou com a mesa de debate “Financiamento da Assistência Estudantil e Matriz PNAES”. A reitora da UNIPAMPA, Maria Beatriz Luce, apresentou ao público composto por professores e servidores de todo o Brasil a história e os dados atuais da Universidade. Depois de uma breve discussão a respeito do esporte nas universidades, a pró-reitora Laura Fonseca iniciou o debate sobre o acúmulo de bolsas e contrapartida, analisando o decreto 7416/2010. O evento segue nesta terça-feira, com a escolha do novo coordenador do FONAPRACE e demais debates.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.