Jovens realizam limpeza do Parque Internacional

Iniciativa faz parte do projeto Estrela, desenvolvido pelos acemistas santanenses

Os mais de 30 jovens participantes do Projeto Estrela

Na tarde do último sábado, 26, dezenas de jovens se uniram em prol da qualidade de vida nos ambientes públicos da cidade. Nesta primeira oportunidade, os formandos nos cursos de liderança da ACM Fronteira fizeram a limpeza do Parque Internacional.

De acordo com Leonardo Magalhães, um dos idealizadores do Estrela, a principal meta é propiciar espaços limpos para a convivência da comunidade nos espaços públicos. “Hoje, a maioria das pessoas vão para as praças de Rivera. Queremos que elas sigam indo, mas que também possam utilizar os ambientes de Livramento. Nossa ideia é conscientizar a conservação e preservação das principais praças da cidade ”, destacou o Líder Acemista.

Com sacos de lixo, luvas e muita boa vontade, os jovens retiraram da praça desde centenas de tocos de cigarro, até garrafas de cerveja e caixas de papelão, projetando um novo visual da cidade para os munícipes e turistas que nos visitam.

Alice Ocanha Moreira, líder Acemista

Alice Ocanha Moreira, uma das desenvolvedoras do projeto, conta que melhorar a imagem do jovem na sociedade também é um dos ideais a ser conquistados. “Nos últimos tempos os ‘rolezinhos’ trouxeram uma imagem, de certa forma negativa para os jovens, e queremos mudar isso, fazendo grandes ações que motivem as novas gerações a repeti-las.”, destacou.

A iniciativa faz parte da sequência do Diz aí Fronteiras, projeto realizado pelo Canal Futura que desenvolveu no início do ano, uma série de atividades ligadas à comunicação e educação socioeducativa e ambiental em Sant’Ana do Livramento. Os mentores deste projeto deixaram os jovens incumbidos de dar continuidade aos princípios nele trabalhados, e desenvolver novas iniciativas para o desenvolvimento local. Baseadas nisso, mais de 30 pessoas se uniram para elaborar o que denominaram de Projeto Estrela.

Guilherme Cantarelli, também desenvolvedor do Estrela e líder acemista, acredita que o jovem deve ser ativo na sociedade, mas usar a sua grande energia para desenvolver iniciativas positivas e produtivas para a sociedade e para a comunidade onde vive.

O projeto tem previsão de ser lançado oficialmente em julho e deve atingir brasileiros e uruguaios.

Os jovens recolhendo o lixo no Parque Internacional

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.