“Posso garantir que a Polícia Federal será criteriosa e rigorosa”. José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, sobre a denúncia de corrupção no Ministério dos Esportes

FIFA ACOMPANHA A CRISE

As denúncias de corrupção no Ministério dos Esportes foram comemoradas discretamente em Zurique pelos cartolas da Fifa. O ministro Orlando Silva, alvo das denúncias, não era bem visto na Fifa por que exigia que a Copa das Confederações, em 2013, fosse realizada em nove sedes. A Fifa, no entanto, pretende restringir o evento a no máximo em seis cidades.

Orlando Silva queria os jogos em nove cidades para ampliar politicamente o seu poder no ministério e dar benefícios para as sedes com os jogos da Copa das Confederações. No entanto, o ministro contrariou os interesses da Fifa já que a CC não dá lucro financeiro à entidade e para 2013 o projeto era o de reduzir custos. Portanto, será um milagre se a CC tiver jogos em Cuiabá ou Manaus.

Nesta semana, a Fifa promove a mais importante reunião sobre a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, anunciando as cidades-sedes de 2014 e mais detalhes da CC para 2013. Mesmo assim, numa desnecessária demonstração de soberba, a Fifa não convidou o governo brasileiro para essa reunião em Zurique.

Mas o que mais afetou a Fifa foram as denúncias contra o ministro Orlando Silva por que os patrocinadores mundiais da entidade estão pedindo informações sobre o caso, temendo prejuízos financeiros em 2013 e 2014.

No tsunami que arrasta o ministro Orlando Silva para a porta da rua da sua pasta, a Fifa vai ajudar na sua demissão alegando que a manutenção de Silva poderá prejudicar a imagem do evento aos olhos do mundo. E a presidente Dilma Rousseff, mesmo não se deixando pressionar, terá um forte argumento para aceitar a saída do seu ministro.

Quem está sorrindo daquele jeito bem debochado é o presidente da CBF Ricardo Teixeira que se vinga do desprezo que vinha sofrendo do governo federal. Vamos ter uma semana quente nesse enfrentamento entre o governo e a Fifa. Teixeira tem uma solução para o impasse da meia-entrada: vai propor a manutenção dos benefícios para alguns jogos (os mais insignificantes), mas limitados a um determinado setor nos estádios. 

FIFA GANHA ISENÇÃO

O Diário Oficial da União publicou decreto presidencial concedendo isenções fiscais para empresas que estão envolvidas na preparação da Copa do Mundo. A edição é do dia 13 deste mês e quem tiver interesse no assunto é só consultar o jornal.

INOCÊNCIA (1)

A presidente Dilma Rousseff defendeu o ministro Orlando Silva, assim como o governador Tarso Genro. Mas é bom Orlando Silva não apostar que tais manifestações possam blindar sua frágil posição no Ministério dos Esportes.

INOCÊNCIA (2)

Sempre vale lembrar que outros ministros alvos de denúncias também receberam a solidariedade inicial do Planalto e nem por isso permaneceram no governo.

MISTÉRIO

Uma ONG chamada de “Prá Frente Brasil” recebeu R$ 28 milhões em seis anos do programa “Segundo Tempo”. A ONG é presidida, coincidentemente, pela vereadora Karina Valéria Rodrigues, ex-jogadora de basquete, do PCdoB, no município de Jaguariúna (SP).

LANCHINHOS

Só em lanchinhos para as crianças do programa “Segundo Tempo” a ONG da vereadora Karina gastou R$ 10 milhões, em três anos (2007 a 2010). A empresa RNC tem como proprietário um homem que disse ser assessor da vereadora.

BANDIDO

O ministro Orlando Silva disse que o seu denunciante, o PM João Dias Ferreira (ex-militante do PCdoB) é “um bandido”. Vai processá-lo e provar que é inocente. O PM faz ameaças dizendo que tem mais coisas para contar.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.