Meio milhão de exames e consultas estavam pendentes no RS no início do ano, aponta CNM

Uma pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima que, no início de 2011, existia uma demanda de 472.737 procedimentos de saúde represada em cidades do Estado. Seriam quase meio milhão de exames e consultas aguardando atendimento em filas. Segundo os dados levantados, 47% da demanda é por consultas especializadas. Em segundo lugar, aparecem exames de diagnóstico, com 31,9%.

Esta é a primeira edição da pesquisa. Os dados foram apresentados pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que criticou a concentração de infraestrutura de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre.

— O sistema de saúde precisa ser revisto, porque está levando caos aos municípios — afirma Ziulkoski.

Para o secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Saúde, Elemar Sand, não adianta jogar a responsabilidade de um órgão para outro:

— Para o ano que vem, já estamos fazendo uma recomposição de repasses e recursos, com um aumento real sobre valor bruto investido esse ano de 30% — afirma.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.