Campeando valores

Há quem afirme que além da família e da escola, se faz necessário o fortalecimento e incentivo por parte de outras instituições, a funcionar como uma “força tarefa” para que realmente a juventude possa ser orientada a respeito de verdadeiros valores como respeito e cidadania. Para tanto, é preciso usar, e muito, da criatividade para introduzir crianças e adolescentes em iniciativas que visem a prática de esporte, a cultura, a socialização e até mesmo o crescimento educacional, uma vez que a concorrência com os recursos tecnológicos da atualidade torna a disputa desigual.
O tradicionalismo é uma das mais belas ferramentas que tem dado importantes resultados nesta luta. E Sant’Ana do Livramento teve neste último fim de semana, dois grandes exemplos que certamente devem servir de motivadores para futuros encontros e promoções voltados para esta faixa etária e que são merecedores de todo o reconhecimento por parte da comunidade santanense, tamanha a motivação de todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar.
Um dos eventos foi o 21º Encontro de Jovens da 18ª Região Tradicionalista, numa promoção do Centro de Tradições Gaúchas Presilha do Pago, com palestras e atividades variadas cujas abordagens prenderam a atenção dos presentes. O outro, foi a Tropeadita da Canção – Festival de Música e Intérpretes reunindo jovens de diferentes idades, grandes nomes e talentos da Fronteira que despontam e já chamam a atenção dos mais entendidos devido as suas destacadas aptidões. A organização esteve a cargo da patronagem do CTG Rincão da Carolina, cuja programação integra as atividades alusivas aos 30 anos da entidade tradicionalista. 
Ambos merecem os aplausos por motivar a integração do jovem aos costumes que fazem parte da cultura gaúcha cuja história riquíssima, apresenta grandes exemplos de homens e mulheres cujas ideais ajudaram com seu suor e sangue a formar nosso Estado, a demarcar Fronteiras e a amar este chão. 
Feliz daquele que tiver a oportunidade de conviver com a pura tradição, com aqueles gaúchos de mais idade cujos tesouros da bagagem certamente terão muito o quê ensinar para as novas gerações. Campeando as suas origens, sem dúvidas, falarão aos jovens do quanto é salutar o trabalho com afinco e dignidade; do valor das belas e verdadeiras amizades; da importância do respeito mútuo e do carinho que devemos ter por este torrão, palco no passado, de feitos heróicos dos gaúchos de coração. 
Vai a sugestão: procure motivar seus filhos, netos, sobrinhos, enfim, os jovens, a conhecer com mais propriedade a cultura riograndense, seus valores e costumes; a fazer parte de uma entidade tradicionalista e participar das atividades proporcionadas. São muitas e excelentes as opções de CTGs, Movimentos Tradicionalistas, Fogões, Invernadas Campeiras e DTGs, entre outros. Faça a sua parte, incentive!

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.