Clima favorece segmento, mas oferta de pasto é baixa

Os dias ensolarados e as temperaturas mais amenas favoreceram o desenvolvimento das pastagens cultivadas e o rebrote dos campos naturais, proporcionando uma melhoria significativa nas condições nutricionais do rebanho bovino. O clima também beneficiou as condições sanitárias dos animais, pois a baixa umidade diminuiu a proliferação de ecto e endoparasitas, tais como carrapatos, moscas do chifre e verminoses.

As pastagens perenes instaladas em anos anteriores ainda não apresentam a brotação suficiente a ponto de permitir o pastejo direto dos animais.

Na maioria das propriedades, a oferta de pasto ainda é baixa, porque as pastagens anuais de verão estão em fase de implantação ou início de desenvolvimento vegetativo. Já as pastagens de inverno, como a aveia, o azevém e a ervilhaca, estão encerrando seu ciclo, com os criadores colhendo o que resta das lavouras para a produção de feno ou silagem. Diante da deficiência de massa verde, os produtores de leite ainda necessitam complementar a alimentação dos animais com silagem e/ou ração.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.