Clínica Municipal de Fisioterapia é elogiada por pacientes

Serviço prestado pelos profissionais agrada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)

Há mais de nove anos a Clínica Municipal de Fisioterapia surgiu em uma sala na Unidade Básica de Saúde, localizada na av. Daltro Filho, com a finalidade de que os pacientes tivessem maior conforto, sem precisar sair da cidade para fazer as sessões de fisioterapia. Atualmente, conta com cinco profissionais que atendem o numeroso público que passa pelo local.

A secretária Natália Steinbrenner, falou sobre o assunto: “fico feliz em saber que a comunidade está gostando”, afirmou

Segundo a secretária de saúde, Natália Ivone Steinbrenner, o trabalho é integrado junto da coordenação de atendimento familiar. “Nós reativamos e colocamos uma coordenação, com o enfermeiro Anderson e hoje, o município concede fisioterapeutas para a APAE e ASSANDEF, além dos que temos na Clínica Municipal. Junto à coordenação de atendimento familiar, vamos aos pacientes acamados que há muito tempo estavam sem fazer a fisioterapia. A importância é que não precisamos encaminhar o paciente para outra cidade, dando assim, maior conforto aos usuários, já que, o mínimo de sessões fica entre 10 e 20, às vezes diariamente. É um serviço importante prestado pelo município e que está integrado com o Centro do Idoso, Unidades Básicas de Saúde e Atendimento Domiciliar”, destacou a secretária.

Benefícios

Segundo um dos fisioterapeutas da Clínica Municipal de Fisioterapia, Carlos Eli Pereira Vigânico, as ações benéficas variam muito dependendo dos casos. “Os casos pós-mobilização, pós-fratura, pós-gesso e pós-operatória requerem um tempo maior para receber um ganho na função do membro afetado (joelho, tornozelo, braço), para recuperar a amplitude articular. Quando atuamos em uma conduta analgésica como lombalgia, dor na coluna lombar, uma tendinite, os primeiros sinais de melhora podemos perceber em duas sessões ou três, com o alívio da dor, que ao menos é parcial. Quando é necessário recuperar a função, é mais demorado, como os casos neurológicos, pois precisamos que o sistema neurológico reaja aos danos e aí recém vai começar os primeiros sinais de reabilitação, mas, alguns casos, na primeira sessão já é possível ver uma melhoria no quadro”, acrescentou ele.

Procedimento:
O processo inicia quando o usuário do SUS consulta na rede básica. Ele consulta e o médico assistente requisita a fisioterapia, então, ele se dirige ao local que presta o serviço fisioterápico recomendado para sua situação, cadastra-se, aguarda na lista de espera e assim que há uma vaga, ele começa o tratamento de sessões.

Dados:
Em média, são agendados em torno de 50 pacientes, ocorrendo aproximadamente, mil sessões por mês, somente na Clínica.

Tempo de espera:
O tempo de espera em média, é de um mês, e a lista de espera existe somente porque a demanda é acima da capacidade instalada. Devido à demanda, caso o paciente falte três vezes nas sessões, ele perde a vaga.

Áreas de atendimento e locais das Fisioterapias:
Traumatológicos e ortopédicos, dentre outros- Clínica Municipal de Fisioterapia (fundos da UBS da av. Daltro Filho).
Neurológico adulto- ASSANDEF (UBS Armour).
Neuropediatria – APAE (Rua Vasco Alves, 434).

Sessões

Normalmente, são dez, as sessões realizadas, mas para os casos mais crônicos, este limite é insuficiente, assim, o recomendado é vinte sessões, salvo os casos de fisioterapia respiratória que usualmente, fica entre oito a dez sessões. A sequência é diária, de segunda à sexta-feira, para os tratamentos traumatológicos e ortopédicos; nos neurológicos, são determinados dias, em grupos na segunda, quarta e sexta e os menos acometidos na terça e quinta-feira. Os demais é normal, salvo alguma recomendação médica que não seja todos os dias.Se for necessário continuar o tratamento, o usuário faz vinte sessões, é encaminhado ao médico, retorna para a lista de espera e volta para fazer mais vinte sessões, caso contrário, ele recebe alta.

Depoimentos:

Honorina Valero gosta do atendimento

A professora aposentada, Honorina Pinto Valero, adora o atendimento. “Faz mais de uma semana que iniciei, tenho que fazer 15 sessões e até agora, não pude vir em um. Comecei a sentir dores nos dois joelhos, no lado esquerdo, agora, após a fisioterapia, sinto pouca dor para caminhar e de vez em quando câimbras. Procurei ajuda e o médico me deu as sessões de fisioterapia e medicação, notei a diferença porque ele coloca um aparelho que dá como se fosse um formigamento. Alguma coisa vai melhorar, pois, com a fisioterapia diminui a dor, então procuro fazer as sessões certas. O atendimento é muito bom, o médico é paciente e toda vez que chego ele já pergunta como estou, e isso dá um ânimo para vir”, concluiu ela.

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.