Passeata pelo dia de conscientização do Autismo

Sociedade se reúne hoje a tarde no Parque Internacional em direção à Praça General Osório

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela Organização das Nacionais Unidas (ONU) em dezembro de 2007. 02 de abril é o marco da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão iguais quanto todas.

O gabinete do vereador Carlos Nilo Coelho Pintos (PP), que trabalhou na elaboração da primeira cartilha sobre Autismo no Estado, com apoio de escolas e colaboradores, está organizando uma caminhada com pais, amigos, professores e alunos para hoje, dia 2, às 14h, com saída do Parque Internacional e chegada na Praça General Osório. Todo o trajeto ocorrerá pela rua dos Andradas e a sociedade é convidada para participar. Já confirmaram presença alunos e professores das escolas Dr. Eldo Ribeiro, Escola Rivadávia Corrêa, Professor Chaves e a APAE.

Autismo ainda é uma palavra desconhecida para muitos. Dessa forma, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser o autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce com tratamento e socialização do autista.

A comunidade pode participar do evento vestindo roupas da cor azul, a cor que representa o Autismo; levar balões com a mesma cor e faixas. “É um evento aberto, da comunidade que passa a conhecer, com maior ênfase, o Autismo que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem” destacou o vereador Carlos Nilo. 

A ideia do Projeto na Câmara de Vereadores de Livramento nasceu do constante contato com mães e pais de crianças nesta condição especial, comenta a diretora escolar Luciana Pires. A intenção do projeto é fazer um centro de atendimento integrado com psicólogos, assistentes sociais, médicos e terapeutas, além de estimular o convívio com outras pessoas portadoras da especialidade.

Texto de abertura da Cartilha do Autismo: “O conhecimento pode transformar vidas e é fundamental para que possamos evoluir como sociedade. Com isto em mente, a comissão de saúde e meio ambiente da Assembleia Legislativa, através de todos os seus deputados componentes, publica a cartilha do autismo. O material foi elaborado pelo vereador Carlos Nilo, de Sant’Ana do Livramento, que trabalha por esta causa e nos procurou para ampliarmos ações conjuntas. Esperamos que o conteúdo possa auxiliar no seu cotidiano, na compreensão e informação acerca do autismo”. Adilson Troca – PSDB, Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

 

AUTISMO NAS ESCOLAS 

Luciana Pires, diretora da Escola Pé de Moleque e colaboradora nos trabalhos do autismo desenvolvido pelo vereador Nilo

Em entrevista, a diretora da Escola Pé de Moleque, Luciana Pires, disse que tem sido uma colaboradora ativa do projeto e que a própria escola atende crianças com esta característica, “temos uma criança autista por turma, é uma forma de inclusão”, afirma. 

Luciana conta que o contato com o vereador surgiu da procura de pais por uma condição e assistência melhor para seus filhos, até então inexistente no município. “O Nilo me convidou tempos atrás para participar de um grupo, pois nós vemos a necessidade de assistência para estas pessoas, tanto crianças especiais como os próprios pais”. A caminhada tem como objetivo a conscientização e divulgação da doença e como forma de superar preconceitos. 

A diretora conta que hoje em dia o surgimento de mais diagnósticos se deu por conta da facilidade e do conhecimento, “quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo o tratamento e o acompanhamento da escola”, disse Luciana. A diretora lembra que este é um movimento que já ocorre em outras cidades, mas na cidade é uma ideia pioneira.

 

 O QUE É AUTISMO?

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos símbolos; padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O que vai acontecer? Uma passeata sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Onde? Saída do Parque Internacional às 14h indo pela rua dos Andradas com chegada na Praça General Osório.

Quem pode participar? Todos são convidados, se possível vestir roupas de cores azul, a cor do autismo.

Vereador Carlos Nilo com o grupo de trabalho sobre o autismo reunido na Câmara de Vereadores

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.