Encaminhada regularização de área da rede ferroviária no Cerro do Armour

Recursos para a aquisição de mais uma máquina pesada foram anunciados pelo prefeito durante agenda em Brasília

Dagberto Reis e Luiz Claudio Quevedo (à esquerda, na foto) participando do encontro para conversar a respeito da questão

A regularização fundiária de áreas pertencentes a antiga Rede Ferroviária Federal- RFFSA- hoje sob domínio da América Latina Logistica-ALL- é uma das bandeiras de luta do mandato do vereador Dagberto Reis (PT).

Desde 2010 quando assessorava a ex-deputada Emília Fernandes, ele vem trabalhando para que os moradores das regiões ocupadas recebam a posse definitiva de seus terrenos. Após reunião na última sexta-feira em Porto Alegre, na Superintendência de Patrimônio da União, o vereador petista confia de que a área do Cerro do Armour, que abriga 45 famílias, esta prestes a ser regularizada. O assunto ficou muito bem encaminhado, conforme Dagberto, na reunião com a superintendente substituta do Patrimônio da União, Andrea Marques Silveira, que contou com a presença do secretário Luis Claudio Quevedo, da Habitação e do presidente da Associação de Moradores do Cerro do Armour, Luis Flavio. Dagberto informou que o Patrimônio da União, após receber documentos da Secretaria de Habitação vai verificar agora a operacionalidade ou não da área por parte da ALL.

Como o ramal ferroviário na localidade foi desativado em 1970 é muito provável que os terrenos sejam incorporados ao Patrimônio da União e imediatamente liberada a cessão de uso para o município de Sant’Ana do Livramento. Ele destacou o empenho do secretário Luis Claudio com a regularização fundiária destas áreas pertencentes a antiga RFFSA”. Este comprometimento com a questão, o envolvimento com a demanda, é o que nos permite acreditar que logo haverá a tão sonhada regularização”, afirmou.

Para o vereador petista também é importante o envolvimento do presidente da associação de moradores, “o que demonstra a preocupação do Luis Flavio, em melhorar a vida dos moradores do Cerro do Armour”, disse. Com a regularização e a posse definitiva dos terrenos os moradores poderão acessar o financiamento para melhorar suas moradias, o que a maioria não faz por não serem legítimos proprietários das áreas.

Ao concluir, Dagberto ressalta que esta é a primeira de muitas áreas da rede ferroviária que deverão ser regularizadas. “Por estar desativada há muito tempo esta parece ser a mais simples. A secretaria de Habitação já trabalha para que outras localidades onde passa a linha de trem também sejam beneficiadas e o nosso mandato estará sempre disposto a ajudar nos encaminhamentos”, completou.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.