Lote de vacinas suspenso não veio para o município

Em Livramento, mais de 1.300 alunas foram imunizadas até o momento

A coordenadora do setor, Tatiana Radtke disse que a vacinação continuará

O anúncio de que lotes de vacinas contra o HPV estavam sendo suspensos no Estado gerou certa apreensão em todas as comunidades gaúchas. A preocupação foi maior também pelo fato de ter sido anunciado que seis meninas apresentaram reação adversa após receberem a imunização contra a doença, sendo cinco dos casos em Porto Alegre. As adolescentes sofreram mal-estar, dores musculares, de cabeça e náusea. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), elas se recuperaram bem e foram vacinadas com doses do mesmo lote, que teve seu uso suspenso, por precaução. 

Livramento

O Setor de Imunizações do município informou na sexta-feira (28), que nenhuma reação mais grave foi registrada até agora em função da vacinação contra o HPV, em meninas com idade entre os 11 e 13 anos.

A coordenadora do setor, Tatiana Radtke, disse durante entrevista que apenas pequenas reações foram percebidas em algumas meninas. “Poucas meninas se queixaram de dor no braço, vermelhidão, mas sem precisar de auxílio médico. Também observamos alguns casos onde o nervosismo esteve presente, mas nada grave”, disse a coordenadora.

Ela solicitou que os pais não se preocupem, pois o lote com problemas não veio para a região de abrangência de Livramento e que a campanha continuará até o dia 10 de abril. 

HPV

O vírus HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, um dos tipos de maior incidência entre as mulheres. A vacina é oferecida em três doses diretamente em todas as escolas, públicas ou particulares. A primeira delas ocorre durante a campanha. A segunda dose acontece daqui a seis meses e a terceira, como um reforço, cinco anos depois.

Para receber a imunização, basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta do adolescente ou documento de identificação. Caso os pais ou responsáveis não concordem com a vacinação da adolescente, eles devem assinar o “Termo de Recusa de Vacinação contra HPV”, distribuído pelas escolas antes da vacinação. 

Balanço parcial da vacinação local

11 anos———————————492 alunas
12 anos———————————437 alunas
13 anos———————————454 alunas
Total ————————————1.383 imunizações.

Cronograma
31/03——————-CAIC
02/04——————-Instituto Livramento
03/04——————-Professor Liberato
04/04——————-Alceu Wamosy
07/04——————-Professor Chaves 

*A coordenação destacou que ainda faltam todas as escolas da zona rural.

*A campanha encerra no dia 10/04, mas conforme a coordenação local haverá prorrogação.

*Nenhuma cidade que faz parte da 10ª Coordenadoria de Saúde recebeu o lote com problemas.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.