DAE e FUNASA promovem entre 27 e 28 um Seminário sobre saneamento

Gestores de municípios da região participarão do evento que discutirá estratégias e desafios para uma administração eficiente

Superintendente da FUNASA Gustavo de Melo durante programa na RCC

O Seminário de Saneamento Básico da Fronteira Oeste e Campanha do RS que acontece entre hoje e amanhã será realizado no Instituto Federal de Educação, (IFSUL) e contará com palestrantes do Brasil e Uruguai tendo como público-alvo, técnicos e gestores que trabalham com saneamento nos municípios da região, estudantes das áreas relacionadas ao tema e população em geral. 

Gustavo de Melo e Horácio Dávila

Em Entrevista para A Plateia, o Diretor do DAE, Horácio Dávila, disse que os desafios são grandes, “eles passam por uma eficiência no abastecimento de água, precisamos ter as estruturas todas funcionando, além de estruturas defasadas que precisamos restaurar”. O diretor comentou que é preciso adquirir novos equipamentos e cuidar das poucas reservas de água da região, destacando como desafios importantes. 

Horácio comenta que as obras de saneamento e tratamento de esgoto no bairro Prado são reflexos do enfrentamento desses desafios, e espera que até o final do ano muito já se tenha feito por estes bairros. Segundo o diretor muito trabalho já está encaminhado. Horácio reconhece que apenas o bairro Centro possui tratamento de esgoto, o equivalente a 35% da cidade e espera que com o andamento das obras se chegue a mais de 70% de saneamento da comunidade.

Horácio elenca ainda desafios com a comunidade, melhorias no atendimento, na comunicação e na demora das demandas. O diretor disse que depende das poucas estruturas e às vezes falta equipamentos mais modernos para atender as ocorrências, contudo, destaca que algumas são ideias pré-concebidas e o momento é pensar no futuro.

Um dos temas tratados no seminário será o saneamento rural, Horácio ressalta que este não é um pensamento futurista e é preciso pensar no assunto o quanto antes e revela ser este um tema de suma importância principalmente pela extensão territorial de Livramento e pela preservação das águas, “isto também é um desafio que exige um debate atual”, concluiu.

O Superintendente Estadual da FUNASA, Gustavo de Melo declarou que o saneamento ficou por muito tempo distante das atenções políticas. Segundo ele brigas ideológicas sobre privatização também atrapalharam o avanço e discussão do tema no Brasil. “O seminário mostrará isto e fará um debate amplo sobre desafios e conquistas”.

O Superintendente comentou ainda que o seminário trás o intuito de estabelecer consensos com fundamento na lei 11.445 aprovada por unanimidade no Congresso Nacional. “Não podemos continuar discutindo o passado e o seminário procurará mostrar isto, um motivo de atenção da comunidade e de seus governantes”. Ainda durante a tarde de ontem, o Diretor Horário Dávila e o Superintendente Gustavo de Melo participaram do Programa Canal Livre nos estúdios da RCC.

Programação do seminário na Fronteira Oeste

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.