Colheita de grãos segue ritmo normal

Tempo chuvoso gerou redução no avanço do arroz nos últimos dias

Procedimento de colheita nas várias localidades gaúchas teve atraso na região da fronteira e campanha pelas chuvas da semana passada

Segue a colheita dos grãos de verão, a maioria mantendo as médias das safras anteriores. De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, a colheita do arroz avançou pouco no Rio Grande do Sul, devido ao tempo chuvoso e úmido dos últimos dias, e atingiu 45% do total semeado, quando a média para esta época do ano é de 58%. Mesmo com a colheita atrasada, as produtividades sustentam a expectativa de uma boa safra, com os produtores retirando das lavouras uma média de 8 mil quilos de arroz por hectare. Como cerca de 40% das lavouras em maturação apresentam bom potencial, os produtores gaúchos estão com muito boas perspectivas.

O feijão 1ª safra também apresenta boa produtividade. Para encerrar a safra, resta colher apenas as lavouras dos Campos de Cima da Serra, no entorno do município de Vacaria. Apesar da estiagem, que trouxe perdas pontuais, o Estado atinge uma produção de 78,5 mil toneladas de feijão. A safra foi marcada pela redução de área, compensada pela excelente produtividade média alcançada, a maior da história (1.562 kg/ha).

Os rendimentos do milho têm se mantido dentro das expectativas iniciais, apresentadas pela Emater/RS-Ascar, que projetam uma produção de cerca 5,3 milhões de toneladas. Muitas lavouras ainda estão em desenvolvimento e na fase de formação de grãos e a umidade no solo faz com que as plantas mantenham um bom potencial produtivo. A colheita evolui de forma normal para a época, alcançando 53% do total, frente a uma média de 54% para o período.

A colheita da soja deve se intensificar a partir de agora. Até o momento, estima-se que 8% da área semeada já foi colhida. A média para o período é de 10%. Os rendimentos observados até o momento variam de região para região, mantendo a média geral para o Estado, que é de 2.701 kg/ha.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.