IFSul e Proerd iniciam capacitação de gestores

Iniciativa inédita surgiu da necessidade de melhorar o enfrentamento às drogas e a violência na Escola

Diretores, instrutores e direção do Instituto na manhã de ontem, na abertura do curso.

Uma iniciativa inédita está capacitando diretores de escolas em Sant’Ana do Livramento, para o enfrentamento de problemas como drogas e a violência nas Escolas. O “Educando a Escola para o Futuro”, nasceu através de uma parceria do projeto Ações Integradas, da Brigada Militar, PROERD- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e IFSul- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

Coordenadora do Projeto no IFSul, Vaninne Pereira Fajardo

Desde ontem (18), 42 diretores de escolas estaduais e municipais, sendo 10 oriundos de escolas de assentamentos, estão recebendo esta capacitação com 40 horas aula, com instrutores de órgãos colaboradores, como o Centro de Referência da Mulher; Departamento Municipal de Trânsito; Brigada Militar; Proerd Pais; Comitê Binacional de enfrentamento a Violência Sexual de Criança e Adolescente; Urcamp- Curso de Direito; Unipampa; Vara Criminal; Promotoria Estadual e rede estadual e municipal de educação.

Conforme a coordenadora do Projeto no IFSul, Vaninne Pereira Fajardo, esta proposta prevê capacitar a rede pública de educação para o controle da evasão escolar habilitando professores e gestores a assumires uma postura eficaz frente à problematização juvenil contemporânea. “O projeto articula-se com o Ensino, buscando a formação e qualificação de profissionais na abordagem aos alunos quanto à segurança e bem-estar no ambiente escolar, através de um curso, ministrado por especialistas de cada área, de instituições parceiras de, no mínimo, 40 horas, abordando temas como: protagonismo juvenil, bullying, saúde (Doenças Sexualmente Transmissíveis- DST), meio-ambiente, segurança no trânsito, segurança pública, estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, prevenção de uso de drogas, entre outros”, destacou a coordenadora através do resumo da proposta.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.