Vinte e quatro anos de trabalho voluntário

Com uma vida dedicada ao serviço social, sua causa ainda precisa de mais apoiadores para seguir em frente

Maria Aparecida Ronque realiza o trabalho voluntário há quase 24 anos

Um filho que precisou de ajuda, pessoas de bom coração e coragem. Isso foi o que inspirou Maria Aparecida Ronque, que há quase 24 anos ajuda pessoas desamparadas e em situação de vulnerabilidade social. Dona Maria é natural de Cachoeira do Sul e apaixonada por Sant’Ana, sempre participou ativamente de diversas causas sociais, e é dotada de um vasto conhecimento e experiência no assunto.

Tudo começou em 12 de maio de 1990, por acaso, véspera do dia das mães. Em sua própria casa, ela criou um serviço de apoio, com distribuição de refeições. No princípio, o atendimento era voltado para adultos e jovens com necessidades especiais. Maria teve como base para esse trabalho o convívio intenso dentro da APAE, em diversas cidades do Estado – seu filho Paulo Nunes Ronque, inclusive, foi o primeiro aluno da APAE em Livramento.

Fundadora de um trabalho pioneiro e reconhecido a nível internacional, a voluntária foi tema de um documentário produzido pela Minneapolis Producciones, de Montevideo, e seu serviço foi considerado pela Brigham Young University – uma das dez maiores universidades americanas – como um dos trabalhos sociais mais importantes do Brasil. “Fiquei espantada quando a equipe chegou aqui. Nós realizamos um trabalho com muita simplicidade, não temos grande estrutura, mas fazemos tudo com muito carinho e respeito. Acho que isso faz a diferença”, destacou dona Maria. 

Quem tanto ajudou, precisa de apoio

Estimando cerca de 50 atendimentos por dia em sua casa, a voluntária revela que existem muitas empresas e pessoas que contribuem com sua causa, porém, ela conta que em âmbito geral, as contribuições não chegam a alcançar R$ 1.500,00 em alimentos, valor que segundo ela, não é suficiente para alimentar uma vasta população de pessoas. “Sou muito grata a quem apoia essas pessoas que necessitam, graças a Deus, temos pessoas maravilhosas, de bom coração”, avalia.

Maria ainda destaca que as doações de alimentos ou valores em geral são bem-vindas e certamente serão bem utilizadas em prol de quem precisa. As doações podem ser entregues na Rua Barão do Triunfo, 872, no centro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.