Comunidade do Armour começa a usufruir de uma nova realidade

Três odontólogos atendem diariamente a comunidade, em dois turnos, na nova UBS-Jovelino Santana

Odontólogos da UBS: Karen Barão, Rosaura De La Rosa e Cláudio Icart

Moradores do bairro Armour começaram a sentir a diferença de poder contar com um atendimento odontológico gratuito e de qualidade, oferecido dentro do programa Estratégia de Saúde da Família. Com o funcionamento da nova Unidade Básica de Saúde-UBS Jovelino Santana, as 10.500 famílias residentes na Morada da Colina (Povinho do Armour); Parque do Sol; Plátamos; Cerro do Armour; Bela Vista; Servero de Abreu; Cohab do Amour; Industrial; São Paulo (Floresta), já contam com a estrutura de três gabinetes odontológicos e seus respectivos profissionais, para a realização de mais de 40 atendimentos diários.

Conforme as informações colhidas com a equipe médica – odontólogos Cláudio Icart, Karen Barão e Rosaura De La Rosa – os pacientes podem procurar a UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Cláudio Icart ainda destacou que os gabinetes odontológicos são todos equipados com material de primeira linha e oferecem o serviço semelhante à rede particular. “Aqui temos condições de realizar restaurações; profilaxia (serviço preventivo) e exodontia (extração). Cabe salientar que cada dentista está encarregado de cuidar de uma parcela da comunidade, que foi dividida por áreas. No meu caso, atuo na Área III, composta de 3.289 habitantes. Trabalhamos com o tratamento e prevenção de moradores do bairro Industrial, São Paulo/Floresta e sete assentamentos. No caso dos assentamentos, o atendimento é realizado através do Gabinete Odontológico Móvel, que alcança o Ibicui, Capivara, Santa Rita II, Paraíso, Rincão da Querência Bom Seré e Cerro dos Munhoz”, explicou o dentista.

O enfermeiro-chefe da Equipe III, Odilon Salles (Leco), informou que os atendimentos são todos agendáveis, para proporcionar uma recepção rápida e sem filas. “As pessoas podem vir até a UBS e agendar o seu tratamento, não sendo necessária a aglomeração nas primeiras horas do dia. Estamos percebendo que existe ainda muita resistência na questão agendamento, mas a UBS oferece esta alternativa no sentido de evitar as grandes filas”, destacou.

Para os moradores que não pertencem à região do Armour, apenas é realizado o atendimento de acolhimento e em casos de urgência. Após o atendimento, o morador de outra localidade é encaminhado para sua unidade mais próxima de atendimento odontológico.

Coordenação

A coordenadora da Saúde Bucal de Livramento, Erika Zanini, informa que em breve a cobertura de atendimento de UBS estarão atingindo as demais localidades no Município, dentro da Estratégia de Saúde da Família. “É um processo que já foi deflagrado e que agora aguarda o concurso dos novos profissionais que atuarão nestas localidades”.

A coordenadora também destacou, que em se tratando de atendimento odontológico o município atualmente conta com gabinetes no CAIC, Uniade Sanitária, Escola Dr. Hector Acosta, Simon Bolívar e na UBS do Armour. “Uma equipe de oito dentistas, que mantém atendimento pela manhã, exceto na UBS do Armour, que conta com atendimento também na parte da tarde”, destacou.

 

..;

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.