Vereadores querem realização de seminário sobre direitos de pessoas com deficiência

Livramento será sede de um dos eventos de debate sobre a questão

O pedetista Xepa e seu colega, o progressista Nilo fazem a entrega do documento a Pólo na Assembleia Legislativa

Em recente visita a Porto Alegre os vereadores Carlos Nilo Coelho Pintos (PP) e o presidente do Legislativo Gilbert Xepa Gisler (PDT) pleitearam a realização de um seminário sobre os direitos de pessoas portadoras de deficiências em Livramento.

Pintos comenta que seu mandato de vereador tem entre as principais prioridades a defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

O progressista disse ter participado de várias ações voltado a defesa e divulgação dos direitos dos portadores de deficiência, atuando como palestrante ou estudando formas de utilizar seu mandato para esse fim. Foi autor da lei que proíbe a comercialização de vasos com fenda frontais, uma antiga reivindicação das pessoas portadoras de deficiência; foi autor do projeto que criou a Comissão Permanente de Acessibilidade atuante na Câmara de Vereadores, da qual é o presidente; e sempre esta se manifestando no plenário sobre assuntos pertinentes.

Na sua estada em Porto Alegre, com diversas agendas marcadas, uma delas foi com o deputado estadual Ernani Pólo, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa do Estado; acompanhado do presidente da Câmara, Gilbert Xepa Gisler; para solicitar que fosse realizado um seminário que trate dos direitos da Pessoa com Deficiência, em Livramento; que teria uma abrangência regional.

A solicitação foi protocolada através de um ofício assinado pelos dois parlamentares santanenses, colocando a Câmara de Vereadores à disposição para abrigar o evento.

O deputado Ernani Pólo mostrou-se receptivo a demanda e comprometeu-se de colocar na pauta da próxima reunião da Frente Parlamentar, neste início de março, e em seguida fará contato para dar o retorno sobre a solicitação. Os vereadores Carlos Nilo e Xepa saíram otimistas da reunião diante da demonstração de empenho feito pelo deputado para que a Frente realize o seminário na Fronteira, trazendo autoridades no assunto do Estado e de outros estados da federação.

“Será uma oportunidade ímpar de ampliar a discussão sobre as Leis que protegem os direitos da pessoa portadores de deficiência que, embora existam, não são cumpridas”, declarou Carlos Nilo referindo-se ao Decreto Lei 5296 e a Lei 10048, que regulamentam as questões relativas à acessibilidade.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.