Cresce o número de apreensões

Segundo o inspetor chefe do órgão, a operação Pré- Carnaval e a ampliação da fiscalização têm sido um dos principais fatores para o aumento

A última apreensão, ocorrida na última segunda-feira, realizada pela Polícia Rodoviária Federal

Fevereiro tem sido intenso para a Receita Federal, somente neste mês foram realizadas grandes apreensões. Segundo o inspetor-chefe, Adilson Valente, entre elas, está um veículo de carga, com valor estimado em mais de um milhão de dólares; um caminhão com 90 caixas de diversas mercadorias, segundo a PRF, com relógios avaliados em mais de R$ 10.000,00; cargas de alimentícios, como queijo e 130kg de peixe, além de 2 ônibus com grandes cargas.
Valente relata que houve um acréscimo no número de apreensões realizadas pela Receita Federal nos últimos três anos e avalia que não ocorre pelo aumento do contrabando na região, pois segundo ele, não há dados que comprovem isso. Em sua visão, esse aumento se dá pela ampliação da fiscalização e atuação da Receita Federal.
Operação Pré-Carnaval
A operação, que é rotineira nos meses que antecedem o carnaval, se estende até o final da folia, segundo Valente, pois nesses períodos diversos comerciantes de todo o Brasil buscam a Fronteira para repor seus estoques de mercadorias, assim, a fiscalização deve ser intensificada.

 e-DBV

Adilson Valente, Inspetor Chefe da Receita Federal

Declaração feita pela internet promete a diminuição das filas

Os declarantes poderão realizar a operação pela internet, levando-a já preenchida à sede da Receita Federal para que seja validada. O novo sistema, que foi lançado em agosto do ano passado no Brasil, deverá, já nos próximos meses, entrar em vigor na Fronteira, com o objetivo de diminuir os itens não declarados e facilitar em âmbito geral, o procedimento, que é obrigatório, conforme a legislação brasileira.

Mudança do Depósito

Diminuição do estoque: mercadorias apreendidas serão encaminhadas, provavelmente à Santa Maria

A Receita Federal, em Sant’Ana do Livramento irá realizar uma importante medida administrativa, que é a ampliação do seu depósito, que hoje é localizado nas proximidades do acesso ao Porto Seco. Segundo o inspetor chefe, Adilson Valente, isto irá acontecer porque o local atualmente utilizado pela organização não se adequa mais a demanda necessária. Com esse processo, todas as mercadorias apreendidas, na operação Pré-Carnaval, serão encaminhadas para a sede da Receita, em Santa Maria. “A Receita Federal é um órgão, ou seja, a apuração e condicionamento das mercadorias podem acontecer em outras localidades, e com alegria, estamos negociando com a unidade de Santa Maria para realizar o serviço”, salienta. Adilson ainda destaca que um novo local está sendo projetado para o depósito, porém ainda está indefinido, além disso, está sendo negociado com as demais unidades, para realizarem o recebimento das cargas apreendidas nas demais operações, a fim de reduzir o estoque existente no atual depósito.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.