Jornada aborda dinheiro para turismo

Secretária do Turismo-RS esteve na cidade ontem para tentar fomento ao setor

Evento ocorreu ontem pela manhã, no salão nobre

A secretária de Estado do Turismo, Abigail Pereira, esteve ontem em Livramento, sendo recepcionada pelo prefeito Glauber Lima, onde conversou com o mandatário e com o cônsul do Uruguay em Livramento, Ricardo Duarte durante algum tempo, no gabinete do prefeito. O tema específico: turismo realizado de forma integrada entre Brasil e Uruguai, mas precisamente Rivera e Livramento.

Prefeito Glauber Lima saúda a secretária Abigail

O encontro teve início, após 9h, no salão nobre General Flores da Cunha, no palácio Moysés Vianna, mais uma edição das Jornadas Técnicas organizadas pela Secretaria de Estado do Turismo, com presença da secretária Abgail Pereira, do prefeito, e de sua secretária municipal de Turismo, Denise Toledo. Na assistência algumas representações empresariais, secretários municipais, diretores de autarquias e integrantes de cargo em comissão.

O evento teve como foco orientar empreendedores do setor turístico privado sobre linhas de crédito disponibilizadas pelo sistema financeiro e reflete o reconhecimento do Governo do Estado sobre a contribuição da atividade turística na geração de divisas, empregos, distribuição de renda e inclusão social.

Qualificada pela secretária Abigail Pereira como uma rodada de negócios com técnicos do Banrisul, a missão do evento era elucidar dúvidas dos potenciais empreendedores referentes ao encaminhamento de suas demandas de crédito ao sistema financeiro estadual com esclarecimentos de dados técnicos das linhas de crédito disponíveis para os interessados em incrementar seus negócios ou mesmo planejar uma implementação.

A Secretaria de Turismo do Estado disponibilizou email e telefone para ampliar as informações sobre o assunto: secturismolivramento@hotmail.com ou via telefone (55) 3968.1100.

 O prefeito Glauber Lima, após fazer alusão à reunião com 22 prefeituras em Bagé, para a formação da Associação de Municípios com Potencial Eólico, confirmando o próximo encontro em Livramento no dai 17, às 10h, confirmou que na próxima quinta-feira no salão nobre, junto com a Eletrosul, representada pelo Ronaldo Custódio, estará assinando a autorização para início de obras do centro de visitação turística no complexo eólico Cerro Chato. “É um investimento de quase R$ 1 milhão da Eletrosul, que vai construir o centro e entregar para a prefeitura municipal a gestão e ali será um grande espaço atrativo de turismo para a Fronteira” – afirmou, acrescentando que é importante essa permanente parceria com o Estado. Fez um agradecimento especial à secretária Abigail Pereira e confirmou a necessidade de estímulo aos investimentos em turismo em âmbito local.

Abigail Pereira, titular estadual da Secretaria do Turismo falou ontem a empresários locais. Para ela enxergar as potencialidades existentes significa enfrentar novos desafios, para que o setor se consolide, alce a um patamar de competitividade e busque preferencialmente o empreendedorismo da iniciativa privada, para se oportunizar o aproveitamento deste momento em que o estado se coloca como indutor do desenvolvimento e procura dar as condições necessárias para que o investidor possa fazer os seus negócios.

Secretária Denise Toledo, do Turismo local

“Nossa Fronteira está tendo nosso olhar muito presente no sentido de preparar todo o nosso receptivo. Aqui deve ser a porteira do nosso Estado, onde recebemos turistas e extremamente por todo o Brasil. As cidades fronteiriças, do ponto de vista do turismo, tem relação muito presente, na cultura, economia, tudo entrelaçado, relação do Uruguai conjunta, o que é muito importante para os dois povos” – afirmou. Abigail disse que o Rio Grande do Sul e Uruguai estão indo à Europa em um roteiro integrado. “Queremos que a Fronteira se consolide como um grande cartão de turismo receptivo qualificado. Precisamos fazer com que o turista fique e gaste aqui” – disse.

Denise Toledo, titular do Turismo local, disse estar feliz com a presença de Abigail, que veio falar sobre as linhas de créditos disponíveis. “É importante que se consiga fomentar o turismo. Graças a secretária Abigail conseguimos cursos de capacitação, estamos buscando mais, porém, é necessário obter crédito para que as empresas possam buscar recursos, captar para efetivar o turismo que tanto queremos na cidade” – disse. Informou ter convidado empresários e quem tem interesse em fomentar, Sindilojas, Acil e todas as representações para discutir, com o pessoal do Banrisul para orientar sobre como captar recursos e fomentar o turismo. “Sabemos do nosso potencial, o número de pessoas que vem para comprar em Rivera, mas queremos segurar essas pessoas aqui em Livramento, somente com ações concretas efetivando esse turismo é que iremos conseguir” – disse Denise.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.