Comunidade Renascer recupera jovens da cidade e região

O grupo fica a 17 km do centro e recebe apoio de empresários e particulares para tirar jovens das drogas

Área de convivência entre jovens internados na Comunidade Renascer, o espaço passa por reformas e ampliação das acomodações

A Comunidade Renascer, assim batizada pela sua diretoria, nasceu de uma ideia entre jovens recuperados, há cinco anos, mas está em atividade na cidade apenas há três anos. O atual coordenador da comunidade é Maurício de Oliveira, o presidente da Associação é Ronaldo Santana Machado e o tesoureiro Miguel Machado.

Maurício conversou com a reportagem do jornal A Plateia e disse ser um ex-dependente de drogas e sua experiência de reabilitação tem ajudado no trabalho que faz pela comunidade. Hoje, ele faz esse trabalho com outros jovens da cidade e de comunidades vizinhas, como São Gabriel, Alegrete e Dom Pedrito.

Cozinha reformada, “antes não existia piso nem forro, comentam os jovens”

Maurício disse que a Comunidade Renascer recebe apoio de entidades religiosas e empresários do ramo hoteleiro, além de particulares que ajudam com alimentos, material de construção e doações em dinheiro. Tudo é revertido para a Comunidade localizada no caminho dos Cerros Verdes, 1190, próximo a Fazenda La Lollita. Segundo Maurício, todos que trabalham na pequena chácara são voluntários e não recebem por isso.

A Comunidade atende dependentes de todas as classes e condições, sejam usuários de craque, álcool ou outros entorpecentes. Geralmente os jovens e adultos que chegam ao espaço Renascer já estão em situação de risco e vulnerabilidade, pois o processo de reabilitação é forte principalmente nos primeiros meses, diz Maurício.

As internações são feitas de forma voluntária, “não aceitamos pessoas contra a vontade delas”, além disso, a Comunidade só recebe homens, “o espaço não nos permite a acomodação de mulheres”. Existem hoje seis internos, e o espaço tem sido preparado para acomodar mais jovens.

A estrutura da comunidade permite a internação de no máximo 20 pessoas, mas devido as reformas, a coordenação da comunidade não está recebendo mais pessoas. Quem é internado não tem nenhum custo, é um serviço gratuito e social.

Luis Fernando, ex-interno e hoje é monitor do grupo, após tratamento de um ano, hoje se diz reabilitado

No local são desenvolvidas atividades e terapias com trabalho rural, horta, cozinha, além dos momentos de música, reunião de grupo e incentivo do projeto 12 passos. Os jovens fazem quatro refeições ao dia, eles mesmos cozinham, fazem a higiene do local e cuidam da manutenção do espaço.

As reformas de ampliação dos quartos, cozinha e área de convivência também estão sendo feita pela própria comunidade.

Segundo o Coordenador Maurício, a Comunidade Renascer foi a primeira casa de recuperação a reabilitar totalmente um jovem após tratamento de 12 meses, prazo máximo usado pela Comunidade.

Quem desejar ajudar pode fazer a entrega de alimentos ou material de construção no próprio endereço da Comunidade, caminho dos Cerros Verdes, 1190 ou no endereço, Duque de Caxias, 673, Sant’Ana do Livramento.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.