Livramento fica desconectada durante a tarde de ontem

Algumas horas sem telefone, internet e celular já são o suficiente para trancar as atividades comerciais e sociais

A dependência da tecnologia, faz com que sua falta, acarrete em diversos problemas

Desde a tarde de ontem, por volta das 15h, até o fechamento dessa edição, Sant’Ana do Livramento estava praticamente desconectada dos serviços de telefonia fixa, móvel e internet. As operadoras Oi e Tim ficaram sem sinal na cidade, já a Vivo e a Claro, continuaram com o seu funcionamento normal. Segundo Silvio Moreira, gerente regional de vendas da Oi, a falta de conexão nos diversos aparelhos de comunicação se deu devido à um rompimento de um cabo de fibra ótica. Porém, o gerente ainda não havia recebido a informação da localidade do acidente, que segundo ele, é comum em regiões que estão em obras. “As vezes em algumas regiões, principalmente quando há o uso de retro-escavadeiras, estas podem ocasionar no rompimento de algum cabo. No caso de hoje, pode ter acontecido em qualquer região do Brasil”, salientou.

Lojas fechando e com avisos de “Sem Sistema”, marcaram a tarde de ontem

Esta situação nos abre para um importante debate. Será possível viver desconectados? Segundo diversos populares, em entrevista, isto é impossível porque, nos dias atuais, onde existem sistemas interligados, principalmente no comércio, a falta de conexão com a internet acarreta na paralisação das vendas e consultas nesses sistemas. Na tarde de ontem por exemplo, algumas lojas fecharam as portas mais cedo, justamente por esse motivo.

Jorge Gonçalves, que trabalha a alguns anos como taxista no centro da cidade destacou que quando há algum problema com a linha telefônica, ele fica sem acesso a base, que normalmente recebe as chamadas dos clientes. A saída geralmente é ficar recebendo as ligações pelo celular, porém as operadoras utilizadas pelo taxistas também estavam apresentando problemas. A solução, foi esperar que os clientes chegassem naturalmente.

 

É possível viver desconectado?

Jorge Gonçalves – Taxista
É impossível! Desde que os telefones pararam de funcionar, os taxis também praticamente pararam. Hoje em dia, todos os estabelecimentos comerciais precisam de telefone, celular e internet para poder comercializarem seus produtos. Somente em uma tarde sem a base e sem celular, chego a perder cerca de R$ 150,00.

 

Mari Terezinha Fialho – Autônoma
Eu moro no bairro São Paulo e tampouco em dias em que o sistema está no ar o meu celular funciona corretamente. Em relação a internet, para o meu uso eu não sinto tanta falta, mas acredito que para o uso geral, principalmente dos comerciantes, fica complicado. Vivemos em uma era em que somos dependentes das conexões.

 

Alex Ramos – Taxista

No meu trabalho a telefonia é fundamental, qualquer minuto que ela fique sem sinal é um prejuizo certo. A internet também é fundamental para a população em geral, hoje até as máquinas de cartão de crédito param de funcionar quando não tem telefone. Dessa forma, as vendas com certeza acabam diminuindo.

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.