Procurador lança dois livros em Livramento

Paulo Roney Avila Fagundez

Santanense retorna para compartilhar as obras literárias que produziu no campo do Direito

Ex-secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Desporto, ex-diretor de Cultura do município, ex-vereador entre os anos 80 e 90 o santanense Paulo Roney Ávila Fagundez sempre foi um batalhador pela cultura, além de ser poeta e um dos mais aplicados estudiosos do Direito.

Naquele período, além de acumular a experiência dos palcos, como ator teatral, também participava ativamente da cultura santanense, com textos dos mais diversos, entre a poesia, a crônica e o jornalismo.

Depois de algum tempo atuando em Livramento decidiu mudar-se para Santa Catarina, onde deu sequência a uma jornada pautada pelo talento e pela competência, tornando-se procurador daquele Estado, sem, entretanto, deixar de lado as lides culturais.

Paulo Roney Ávila Fagundes autografa um dos livros para o historiador Victor Hugo Vargas.

Em uma parceria entre a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Livramento e a Secretaria Municipal de Cultura, Roney retornou ao município onde, no último sábado, recebeu convidados para autografar dois de seus mais recentes trabalhos literários: Direito e Hipercomplexidade e Direito e Taoísmo, em evento realizado no Salão de atos da Casa de Cultura Ivo Caggiani. O autor também ministrou uma palestra, em forma de conversa com os presentes, a respeito das Perspectivas e Tendências do Direito Contemporâneo, especialmente sua relação com a Política. 

O autor 

Paulo Roney Ávila Fagundez, possui graduação em Direito pela URCAMP (1981), especialista em educação (convênio MEC/OEA), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Pós-doutor pelas Universidades Lusíada de Lisboa e do Porto, Portugal, e pesquisador do Centro de Estudos Jurídicos, Econômicos e Ambientais, da Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal.

Pertence à IUCN (Academy of Environmental Law). Integra a Academia Skepsis de Semiologia e Direito. Membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública. Foi Presidente da Comissão de Ética Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina. Fez parte do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC. Curso de formação em Psicanálise.

Convidados no salão nobre da Casa de Cultura Ivo Caggiani no sábado

Foi vereador e Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio na sua cidade natal. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, ex-membro consultor da Comissão de Ensino Jurídico da OAB Federal, Procurador do Estado de Santa Catarina.

Poeta, com obras publicadas. Autor de várias obras jurídicas. Foi conferencista no seminário organizado pela Universidade Nacional do México, que visou a discussão de uma convenção para a América Latina sobre Bioética. Realizou palestra na China em 2012, sobre direito e taoísmo, e também estudos nas Universidades de Shandong, Qufu e Wuhan, em 2007. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: novos direitos, holismo, direito ambiental, ensino jurídico, ética, bioética e biodireito.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.