Secretaria promove troca de experiências

Sant’Ana do Livramento recebe famílias do município de Braga para verificar trabalho desenvolvido pelo SIM

Agricultores da cidade de Braga vieram a Livramento para conhecer as experiências locais

Foi realizado um treinamento efetivo com famílias produtoras e proprietárias de agroindústrias familiares de Livramento e do município de Braga, na região Noroeste do Estado, visando o fortalecimento da produção de queijos artesanais oriundos da agricultura familiar.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que coordena essas ações vem desenvolvendo um grande trabalho, que vai além da inspeção e fiscalização, procura repassar informações sobre a necessidade de boas práticas para que o produto chegue ao mercado consumidor em condições saudáveis e com qualidade.

A ideia central é fazer com que todas as empresas que atuam no gênero mantenham rígidos seus controles com a finalidade de manter a qualidade dentro dos padrões de exigência de legislação e, especialmente, ao agrado dos consumidores.

O secretário municipal de Agricultura, Carlinhos Fernandes, destacou que é preciso ressaltar o trabalho desenvolvido no SIM, que é destaque no Brasil, não só pela adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) e Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), também pelo compromisso com fortalecimento das agroindústrias, pois mais de 15 delegações de municípios gaúchos que vieram buscar informações sobre o trabalho desenvolvido em Livramento foram recepcionadas. “Somos visitados porque podemos servir como exemplo para ser instituído nessas localidades e nossos técnicos fazem um grande trabalho. Tenho orgulho da minha equipe. Esse intercâmbio de experiências foi realizado na agroindústria santanense Dona Zelda, referência na produção de queijos no Rio Grande do Sul, o que nos orgulha ainda mais. Tivemos o privilégio de receber essa visita, entre tantas outras, e compartilhar nossas experiências” – afirma o secretário. 

Acompanhamento 

Segundo Fernandes, a Secretaria Municipal de Agricultura, por meio do SIM, dá o suporte necessário para o pleno desenvolvimento da produção agroindustrial da cidade, através de acompanhamento técnico, das orientações e dos manuais de boas práticas e acompanha, através de exames periódicos a análise dos produtos, visando com que tudo aquilo que sai do campo direto para o consumidor tenha um controle, que é necessário e preserva a saúde pública.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.