Morre Janice, após uma semana de luta em Porto Alegre

Janice de Gonçalves Flores, 13 anos, vítima de choque elétrico ocasionado pela queda de um poste de distribuição de energia elétrica da empresa AES Sul, faleceu na manhã de terça-feira, 11 de fevereiro no CTI do HPS Porto Alegre. A família que sofre desde o dia 03 de fevereiro, data do acidente, está transtornada e clama por justiça.

DIA 2 DE FEVEREIRO – DOMINGO.

Conforme declaração de moradores, um poste de rede elétrica de alta tensão da empresa AES Sul, caiu em plena rua por volta das 17h, obstruindo a passagem de carros e pedestres. Na ocasião, um fio de alta tensão se rompeu e ficou irradiando descargas elétricas no local.

MORADORES INICIAM AS LIGAÇÕES PARA A AES SUL

No domingo à noite, dia 02, entre as 18h e 21h.
Assim que perceberam o ocorrido, os moradores começaram as ligações para a empresa concessionária AES Sul. O primeiro contato foi às 18h e 53min, protocolo de atendimento 2060806419, o morador informou a queda do poste e as descargas de eletricidade, solicitando atendimento. A segunda ligação foi às 20h e 50min, protocolo 206103624, o morador reafirma na ligação a queda do poste e solicita atendimento urgente por conta das descargas elétricas.
A terceira ligação aconteceu às 21h, apenas 10 minutos depois da segunda, protocolo 2060905490, nesta, os moradores demonstram a impaciência e temor com a queda do poste, além da energia elétrica liberada pelo rompimento do fio de alta tensão.

SEGUNDA-FEIRA, QUARTA LIGAÇÃO FEITA PARA A AES SUL E DIA DO ACIDENTE

A quarta ligação foi realizada às 8h da manhã, protocolo 2061085787 ainda para comunicar sobre a queda do poste no meio da rua e as descargas elétricas. Nesse momento a adolescente Janice ainda não tinha sofrido o acidente. Cerca de vinte minutos depois foi quando a adolescente foi atingida.

População acionou a distribuidora de energia elétrica quatro vezes antes do acidente.

MOMENTO DO ACIDENTE  

O fato ocorreu na localidade conhecida como Cerro da Cruz ou Cerro da Liberdade, extremidades de Livramento.
Conforme foto, na segunda de manhã, o poste ainda estava atravessado na rua de terra batida e a empresa concessionária AES Sul ainda não havia ido ao local fazer o desligamento da corrente elétrica e liberar a passagem para os pedestres.
Relatam as testemunhas e parentes que estavam com Janice que a mesma passava tranqüila pelo local quando foi surpreendida com a descarga elétrica por volta de 08h e 30 min. da manhã.
O fio da alta tensão ficou ligado ao corpo da adolescente que recebeu as descargas elétricas por quase uma hora e meia. Conforme declarações prestadas por moradores de assentamento em Termo de Audiência, no dia 6 de fevereiro, na Promotoria de justiça, diz:
“Acerca deste fato ocorrido com Janice, a AES SUL foi comunicada da queda do poste no domingo, dia 02, e nada foi feito, ocorrendo o acidente no dia seguinte, 03 de fevereiro de 2014. A adolescente ficou uma hora e meia sendo eletrocutada até que os cabos de alta tensão fossem desligados. A família assistiu a tudo sem poder fazer nada”.
Janice estava acompanhada de uma prima e tentou desviar dos fios quando recebeu a primeira descarga. Segundo testemunhas, ela recebeu vários choques que provocaram ferimentos graves, principalmente nos membros inferiores e nas costas. Foram queimaduras de terceiro grau além dos danos ao organismo por conta da eletricidade. Os choques só pararam com a chegada da equipe.

A Equipe da AES Sul só chegou ao local por volta das 10h da manhã de segunda, depois do acidente com Janice. A adolescente foi levada pelo corpo de bombeiros para o pronto socorro da Santa Casa por volta de meio dia e transferida para Porto Alegre na terça-feira.

Tentativa de salvar uma vida, jovem foi levada para HPS de Porto Alegre

NOTA DIVULGADA PELA AES Sul

A nota divulgada pela concessionária de distribuição de energia só foi divulgada no dia 06 de fevereiro. A empresa lamentou o ocorrido e disse estar solidária com a família.

SITUAÇÃO DE JANICE  GONÇALVES NO HPS DE PORTO ALEGRE

A adolescente foi conduzida para Porto Alegre e ficou em tratamento intensivo no HPS. Por conta das lesões, Janice precisou ter as duas pernas amputadas.
Acompanharam a adolescente o padrasto Jeferson Madeira Furtado, a mãe Roselaine de Gonçalves e a tia Adriana Gonçalves. A Assistência da AES Sul com hospedagem e alimentação para a família só veio na quarta-feira à tarde, dia cinco, até então nenhum contato ou assistência havia sido feita.
Os outros três irmãos menores de Janice ficaram em Livramento na companhia da avó Elizabete Tavares, e não receberam assistência da concessionária de energia. Um único apoio que tiveram foi da comunidade e amigos inconformados com o descaso e inoperância da empresa de energia elétrica.

MANIFESTAÇÃO DA AES SUL

O Advogado Gabriel Moura, assessor jurídico da AES Sul, informou que “a empresa arcará com todos os exames não cobertos pelo SUS, que procederam a reserva de hotel e alimentação para a família de Janice em Porto Alegre e que estão analisando as causas do acidente e, se for o caso, proceder à indenização”.
A empresa foi contatada pela redação da A Plateia na tarde de terça-feira e o assessor de imprensa, Sérgio Stock disse que a concessionária se pronunciaria apenas por meio de nota pública a ser divulgada posteriormente.

A DOR DA PERDA

Janice Gonçalves não resistiu e faleceu na terça-feira pela manhã, uma semana após o acidente. A família sofre e padece com a perda de uma jovem feliz e companheira.
Em depoimento, a tia Adriana Gonçalves, desabafou diante de tanto sofrimento:
“Deus levou nossa Janice para junto dele, peço o apoio de todos, muito obrigado pela as orações, mais Deus achou que ela estava sofrendo demais”.

Promotora de Justiça Fernanda Carvalho: “O fato será apurado”.

MINISTÉRIO PÚBLICO 

No dia 6 de fevereiro a Promotora de Justiça, Fernanda Broll Carvalho, recebeu em seu gabinete, integrantes do assentamento do Cerro da Liberdade. Os moradores comunicaram o acidente e o descaso da empresa com o atendimento de Janice e outras ocorrências.
Conforme o documento, os moradores informaram que a AES Sul não faz nenhum trabalho preventivo de manutenção. Os moradores postularam a intervenção do MP no atendimento da adolescente e na solução dos casos de substituição dos postes.
Ao final da reunião a Promotora de justiça determinou a) A localização de expediente tratando da questão das melhorias de fornecimento de energia nos assentamentos, b) a remessa de cópias dos documentos a promotoria da Infância e Juventude por tratar-se de fato envolvendo adolescente para apuração das responsabilidades.

DESFECHO

O corpo de Janice Gonçalves Flores passaria por exames no IGP- Instituto Geral de Perícia e depois seria entregue a família. A adolescente será velada na Capela “A” da Funerária Mauro Leal, rua João Goulart, 1332. A hora para o sepultamento ainda será definida.
Demais providências com relação às causas do acidente e apuração de responsabilidades ainda serão tomadas por parte dos envolvidos. A família ainda aguarda respostas para entender a demora da empresa no concerto da fiação elétrica que causou a morte da adolescente.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.