Ameaças e tentativas de atropelamento fazem parte do dia a dia dos Agentes de Trânsito

Recentemente, uma das abordagens na operação Balada Segura acabou em registro de boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia 

Agentes de Trânsito atuando na rua dos Andradas, na região central da cidade

A profissão de Agente de Trânsito talvez não esteja entre as mais perigosas ou estressantes do País, mas com certeza merece uma atenção especial, tendo em vista os casos de ameaças e tentativas de atropelamento.

Os casos são comprovados através das ocorrências registradas na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento-DPPA, como a de sábado último, 25 de janeiro, quando mais um integrante da guarda municipal foi alvo da “selvageria” de um condutor, que não aceitou ser autuado, durante a Operação Balada Segura.

Conforme o boletim de ocorrência, o fato se deu por volta da 1h40, na Avenida General Daltro Filho, nas proximidades do Sétimo Nocchi. Em uma das abordagens que estavam sendo realizadas naquela localidade, por conta da operação, uma uruguaia, de 20 anos, que conduzia um VW/Saveiro, prata, com placas de Rivera/Uruguai, foi parada pela guarnição. Quando recebeu a notícia de que seria autuada por infração de trânsito, a acusada acelerou o veículo, mesmo com um dos agentes na frente. Segundo o funcionário, de 30 anos, o atropelamento somente não ocorreu porque ele percebeu e, instintivamente, conseguiu desviar o corpo o suficiente para a passagem do automóvel. A condutora, inclusive, deixou a documentação com os guardas, que procuraram a DPPA para o registro da ocorrência. 

Corriqueiro

De acordo com o inspetor de Trânsito Luis Fernando Reppetto, este fato, infelizmente, não é um caso isolado. Ele informou que outras situações são verificadas durante o trabalho diurno também. “Várias ocorrências com este tipo de situação já foram registradas na Delegacia de Polícia. Alguns condutores, quando percebem que serão autuados, fogem. É uma prática bastante comum, que vem sendo verificada durante a rotina dos Agentes de Trânsito. Aconselhamos, sempre, aos integrantes da Guarda Municipal, que efetuem o registro policial, porque transpor barreira policial é crime. Além do perigo de serem atropelados, os agentes ainda sofrem com a agressão verbal – muitos são até mesmo ameaçados e intimidados por pessoas mais truculentas”, informou Reppetto.

Um exemplo das situações de intimidação vivenciada pela guarda local aconteceu durante o apoio realizado durante um show no estádio do 14 de Julho. Segundo contou o inspetor de trânsito, um indivíduo, embriagado, começou a ser hostilizado por populares e, durante o atendimento à situação, um grupo tentou agredir a guarda, que teve que acionar a Brigada Militar para garantir a integridade física dos servidores. “Vivemos situações de muito estresse, que poderiam ser evitadas”, finalizou o inspetor.

Agente

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o Agente de Trânsito é a pessoa “credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento”. (Anexo I). E ainda, o artigo 24, inciso VI, do mesmo Código, define a função do Agente de Trânsito: “executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas cabíveis, por infrações de circulação, estacionamento e parada, … no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito”.
Muitas vezes, o Agente é visto como o “multador”. Quando na realidade, seu papel vai muito além de operar e fiscalizar o trânsito. Ele também desempenha papel de educador, através da orientação e conscientização de condutores e pedestres que transitam diariamente pelas vias. Seu trabalho organiza e disciplina esse espaço de cidadania, que é o trânsito; e dá suporte em casos de acidentes ou na realização de eventos, que necessitem de ordenamento. Enfim, o trabalho dele ajuda a melhorar a fluidez do tráfego em toda a cidade e, consequentemente, a qualidade de vida da população.
Vale ressaltar que os Agentes são servidores concursados e estão devidamente capacitados para o exercício da função, pois passaram por treinamento em curso específico para a atividade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.