Mercado de trabalho e as profissões de século XXI

Dentre os cursos trazidos pelo PRONATEC, em parceria com o SENAC, está o de Atendente de Nutrição, uma nova modalidade profissional que promete fomentar o setor de serviços local 

Turma de alunos do curso de Atendente de Nutrição/SENAC 2014

O mundo do mercado de trabalho atual possui uma vasta rede de oportunidades para as mais diversas profissões e profissionais. No Brasil, o grande feeling tem sido o empreendedorismo, pessoas se tornando donas do seu próprio negócio. Porém, embora o mercado de trabalho aquecido e a efervescência de novos negócios, muitas profissões são desconhecidos do mercado e empresários. Uma delas, que ganha destaque, é o Atendente de Nutrição.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo profissional Atendente de Nutrição está a orientação e acompanhamento de cardápios, de acordo com as necessidades nutricionais de cada estabelecimento e seu público, além da participação direta no processo produtivo, no recebimento, armazenamento, preparo e distribuição de alimentos. A profissão de é regularizada pela Resolução CFE2 e Parecer 45/72, conforme o Ministério do Trabalho, desde 1972.

O SENAC local tem sido pioneiro na capacitação e formação desses profissionais em Livramento. O curso de formação em Atendente de Nutrição é uma das capacitações oferecidas pelo programa do governo, PRONATEC-Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Em entrevista ao jornal A Plateia, a instrutora do curso do Senac, Tatiana Collaço Chaves, santanense de 37 anos, fala um pouco mais sobre o tema:

Tatiana Collaço Chaves: Professora do curso de Atendente de Nutrição: “O mercado de trabalho poderá contar com profissionais bem capacitados”

A Plateia: Qual o nível de formação dos alunos do curso de Atendente de Nutrição?
Tatiana Chaves: Curso profissionalizante/capacitação. Após a conclusão, eles já estarão aptos para trabalhar na área.

A Plateia: Quais as expectativas a respeito do curso em Livramento?
Tatiana Chaves: é a de que os empresários dos setores onde se enquadra essa profissão abram portas e queiram investir em boas práticas de manipulação de alimentos, gerando, assim, produtos e serviços com uma qualidade superior, diferenciando-se do mercado de trabalho.

A Plateia: Em quais estabelecimentos os profissionais podem atuar?
Tatiana Chaves: Esta é uma profissão de atividades amplas, como hotéis, cozinhas de hospitais, restaurantes, escolas, creches, supermercados, clínicas de saúde, academias, entre outras.

A Plateia: Quais responsabilidades podem ser atribuídas a este profissional?
Tatiana Chaves: Propriamente a de segurança alimentar e/ou orientação, exercendo apoio direto nos processos de recebimento, armazenamento, preparo e distribuição de alimentos.

A Plateia: Qual a sua experiência como professora desse curso, e o quanto ela contribui com a formação desta turma?
Tatiana Chaves: O objetivo do curso é habilitar os alunos para todas as questões que envolvam segurança alimentar. Neste caso, a minha vivência e bagagem adquirida à frente de equipes no ramo da indústria e varejo de alimentos contribuirá em ações práticas e melhor preparação do grupo para lidar com o mercado de trabalho atual. Na minha carreira profissional, trago cursos na UFRGS – Laboratório de Microbiologia e controle de Alimentos – E.C. Tondo. O curso prevê ainda aulas práticas e visitas a estabelecimentos, nos quais poderemos observar a realidade x teoria, com o fato de ganharmos a visão crítica do grupo. Dentre os tópicos relacionados no curso, abordaremos, ainda, o foco no mercado de trabalho – como se preparar para uma boa entrevista, elaboração de currículo, postura e ética profissional, além do conhecimento mais aprofundado em segurança e saúde do trabalho, que intervém na segurança alimentar.

Atualmente, o curso para Atendente de Nutrição oferecido pelo SENAC dispõe de 3 vagas em aberto. Para mais informações, os interessados devem procurar o SENAC, no endereço Rua Brigadeiro David Canabarro, 650 – Centro.

Quem pode se inscrever nos cursos do Pronatec?

• Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquiculturas, extrativistas e pescadores;
• Povos indígenas;
• Comunidades quilombolas;
• Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;
• Desempregados;
• Pessoas com deficiências;
• Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico;
• Praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra;
• Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.