Sensei Airton Costa participa de curso com Rogério Sampaio

Campeão olímpico Rogério Sampaio (d) com sensei Airton e a medalha olímpica de ouro

A Federação Gaúcha de Judô, dando continuidade ao seu programa de capacitação, realizou mais uma etapa do Curso de Capacitação de Treinadores e 2ª e última etapa do Credenciamento Técnico de 2011. A atividade contou com a presença do Campeão Olímpico Rogério Sampaio e aconteceu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA). Sant’Ana do Livramento esteve representada no evento, pois o atleta de destaque e sensei da Kodokan Escola de Judô, Airton Costa, participou da atividade de qualificação.

 

O credenciamento é obrigatório a todos técnicos (responsáveis e auxiliares), que receberam um crachá específico que lhes permitirá acompanhar seus atletas nas áreas de instrução técnica em competições promovidas pela Federação Gaúcha de Judô em 2011. Toda entidade filiada deve ter pelo menos 1 Responsável Técnico credenciado, para estar apta a gozar de seus direitos federativos. Este é um evento do mais elevado padrão, fundamental para os militantes do esporte e de grande retorno para o Judô Gaúcho. “Ter o convívio e contato com um campeão olímpico, treinando no tatame, e principalmente, ter a oportunidade de presenciar o relato de sua trajetória, desde o início quando criança, sua primeira competição, treinos, até a grande conquista, o Ouro Olímpico, foi uma grande experiência”, disse Airton Costa.

Airton segura a medalha olímpica de Sampaio, assim como a primeira medalha (bronze) conquistada na carreira dele. O atleta diz que ambas sempre andam juntas

Na verdade, destaca o sensei, “o treino foi excelente, melhor ainda foi o relato dos principais momentos, das dificuldades encontradas, a dedicação, principalmente a determinação de Rogério Sampaio, de obter e conquistar seu objetivo. Uma verdadeira história de vida e superação, que devemos repassar e servir de exemplo a nossos jovens e pequenos atletas”.

 

Para o professor da Kodokan, foi uma grande emoção estar lado a lado com o campeão olímpico. “Segurar a medalha de ouro olímpico na mão, colocá-la no peito, momento indescritível (sentimento somente comparável com a conquista de meu bronze no mundial); compartilhar a história de vida e o relato da trajetória de Rogério, foi um momento ímpar, e que a elite do judô gaúcho teve o privilégio de presenciar e compartilhar. Fui a Porto Alegre para mais uma etapa, mais um treino, mais um curso, procurando aprimorar meus conhecimentos, acabei sendo presenteado com um grande exemplo de vida, superação e determinação”, explicou o sensei Airton Costa.

O professor destaca que o Ouro Olímpico em esportes individuais foi conquistado por apenas três atletas Panamericanos: Hector Rodrigues de Cuba, Aurélio Miguel e Rogério Sampaio, do Brasil.

Rogério Sampaio é presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos (FUPES). Ele trabalha em projetos sociais na cidade de Santos e entorno, com aulas de judô ministradas a mais de mil crianças carentes, e o detalhe, não é filiado a nenhum partido político.

Rogério, na sexta- -feira, abordou temas teóricos e práticos, aspectos técnicos e psicológicos do treinamento e da competição. Já em um segundo momento, no sábado, foi ministrada palestra com apresentação de slides e vídeos: 1º Tema: Do início no judô ao Ouro Olímpico – A trajetória e os segredos de um Campeão; 2º Tema: Relato de experiências administrativas sobre programas esportivos bem sucedidos, de caráter social e de alto nível, à frente da FUPES – Fundação Pró-Esporte de Santos, e da Associação Rogério Sampaio.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.