Pelo todo social

O projeto de assistência jurídica gratuita desenvolvido pela Urcamp Livramento, envolvendo 13 estagiários do curso de Direito da Universidade, que atuam no posto de atendimento instalado no andar térreo da Justiça Federal, é um excelente exemplo de visão comunitária. Aplicando o conhecimento recebido em sala de aula para atender a comunidade, especialmente as pessoas de menor poder aquisitivo, os estudantes ao mesmo tempo colhem os frutos desse conhecimento empírico e devolvem à sociedade uma retribuição pela possibilidade de cursar uma instituição de nível superior não apenas com o objetivo de se formar, de conquistar um diploma, mas sim visando efetivamente poder contribuir para a construção de uma sociedade melhor para todos.

A análise feita pela professora e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, Silvia Carolina Gougeon Alves, dá uma noção bem clara da importância desse trabalho na formação dos futuros profissionais do Direito. Como ela disse, muitos dos estagiários começam atuando na condição de voluntários, adquirem a experiência profissional com a ação prática aqui, e levam esse conhecimento para toda sua vida profissional. É isso que o projeto oferece: uma oportunidade de conhecer de perto o desempenho da profissão. Não por menos, conforme destaca a professora, a quase totalidade dos estudantes que participa do projeto conquistam estágio remunerado depois desse trabalho voluntário no posto, envolvendo principalmente mediações de conflitos em busca de um entendimento mais rápido entre as partes e a consequente aceleração das atividades do Judiciário, sabidamente sobrecarregado por um número de ações muitas vezes superior à capacidade de atendimento do Poder.

É bom reparar, ainda, que grande parte das demandas que chegam ao posto de atendimento envolve órgãos públicos, como a área previdenciária, auxílio doença, benefícios assistenciais, aposentadoria e opção de nacionalidade, entre outros. É a forma de contribuir para que um grande número de processos possam ser agilizados e resolvidos com maior celeridade e menor custo para os cofres públicos. Um exemplo que pode, e deve, ser seguido por outras áreas acadêmicas, pelo bem de toda a sociedade.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.