Lançado aplicativo para consulta de veículos roubados e furtados

A novo App está disponível para a comunidade em geral e poderá ser baixado em celulares e tablet

A partir de agora, o cidadão comum poderá também realizar pesquisas e saber se um veículo qualquer está em situação de furto ou roubo, no País inteiro, bastando estar de posse de um aparelho celular ou tablet. O “SINESP Cidadão”, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, que permite ao cidadão brasileiro acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

O aplicativo disponibiliza, em sua primeira versão, a funcionalidade de consultar informações de veículos registrados na base nacional do cadastro do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). A partir desta consulta, é possível que qualquer cidadão brasileiro possa verificar se há registros de furto ou roubo dos veículos consultados e ainda se é clonado.

Após instalar o aplicativo, basta digitar a placa para saber a situação do veículo. Em caso afirmativo para o registro de furto ou roubo, aparecerá a informação destacada em vermelho. Em caso de clonagem de placa, o usuário deve observar no resultado da consulta se as informações referente à marca, modelo e cor conferem com o veículo cuja placa foi consultada.

Vale destacar que nenhum cidadão deve fazer abordagem ou se aproximar de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de furto, roubo ou clonagem de placa, devendo acionar a Polícia pelo telefone 190, para que uma equipe seja direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações.

A iniciativa do Governo Federal, através do SINESP Cidadão, tem como objetivo possibilitar a consulta de dados de veículos cadastrados na base nacional do DENATRAN, ampliando a proteção da sociedade brasileira, com a participação de todos os cidadãos.

O aplicativo foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça, e desenvolvido juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), e em breve terá novas funcionalidades.

O que dizem as autoridades ligadas diretamente às ocorrências policiais sobre o novo aplicativo:

Delegado titular da 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil e 1ª Delegacia de Polícia Civil, Eduardo Sant’Anna Finn

“Excelente ideia, pois é muito útil. Acredito que com a disseminação desta tecnologia para a comunidade em geral, as denúncias de veículos roubados ou furtados possam aumentar significativamente. Esse tipo de aplicativo foi criado justamente no sentido de que o povo possa ter acesso ao sistema de qualquer lugar, através de um aparelho celular e informar quando suspeitar de um veículo determinado. O SINESP Cidadão é bastante conveniente”. 

 

 

Major Marcelo Gayer Barboza, atualmente comandando o 2º Regimento de Polícia Montada-RPMon

“Muito bom. Inclusive nós já estamos usando há mais de dois meses na Brigada Militar. Não fornece mais informações, mas pelo menos numa consulta inicial podemos ver se está em situação legal, furto ou roubo. Informa a cor modelo e ano. Não dá para ver se o veículo foi clonado, por exemplo. Também não fornece a questão de licenciamento. Mas como disse inicialmente, é muito bom. Acredito que a colaboração da comunidade, através deste novo aplicativo, deverá aumentar. As pessoas deverão repassar as informações para os órgãos policiais”.

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.