VERSÃO DO COLISEU

“Saímos do ringue e entramos no octógono. Aos socos do box, se juntaram os pontapés, joelhadas, caneladas e cotoveladas do MMA. Nesta versão moderna e globalizada do Coliseu romano, não sei o que é mais abjeto: a carnificina selvagem que acontece na arena, os urros descontrolados do público pedindo sangue ou a transmissão ufanista de locutores hipnotizados por cifrões.

Mesmo com imagens que remetem à nossa ancestralidade animal, mercadores da dor e do sofrimento insistem em incluir o MMA na categoria de esporte. O culto às celebridades instantâneas, como Anderson Silva, cria nas comunidades pobres a ilusão de que a pancadaria é atalho para a fama e a riqueza.

Os brutamontes, cercados de seguranças e marqueteiros, visitam as periferias divulgando seu “trabalho” e abrindo academias. Treinam a molecada na arte de quebrar a cara do outro, alegando que, desta forma, “afastam os menores do crime e do abandono”. Como se não existissem alternativas para canalizar a agressividade que cada um de nós carrega desde o berço.

Os praticantes sofrem de males neurológicos causados por pancadas frequentes na cabeça. Tremores e Mal de Parkinson são comuns em boxeadores. Ossos submetidos a golpes sucessivos e regulares ficam fragilizados, o que pode ter contribuído para as fraturas de Anderson Silva. Foram mostrados de todos os ângulos e velocidades, na vulgar espetacularização da violência a que estamos nos habituando.

Como bem observou Ricardo Melo na Folha de São Paulo, num país onde as rinhas de galo são proibidas, é um absurdo que o MMA seja uma prática legal. Fosse vivo, o doutor Sobral Pinto entraria com uma ação por descumprimento da lei de proteção aos animais …” (Jacques Gruman, Carta Maior)

TATUAGEM PERIGOSA

A moda faz alguns anos é estar tatuado, como se fora dessa situação você estivesse também fora da vida tribal moderna. Cuidado, com as tatuagens. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e o uso das tintas Supreme que não tem registro e autorização de funcionamento.

MENORES VIAJANDO (1)

Pais e parentes responsáveis por menores de idade que estão se programando para os jogos da Copa devem consultar o Juizado da Infância e da Juventude de sua cidade para saber das últimas determinações sobre esses deslocamentos.

MENORES VIAJANDO (2)

O Conselho Nacional de Justiça lembra que a recomendação nº13/2010 especifica todas as regras para viagens de menores de idade. Os juizados da Infância e da Juventude estão renovando essas medidas para os jogos da Copa do Mundo.

ROSÁRIO AUSENTE (1)

Sabem quais os motivos que ainda não levaram a ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário ao Maranhão para acompanhar de perto a chacina e a situação do Presídio de Pedreiras? Simples: a governadora Roseana Sarney vetou o seu nome.

ROSÁRIO AUSENTE (2)

Roseana Sarney está incomodada com Maria do Rosário desde que a ministra em outubro do ano passado cobrou providências do governo do Maranhão pelas violações dos direitos humanos dos presos de Pedeiras.

NEM AÍ…

A governadora Roseana Sarneu não está nem aícom a tragédia do sistema prisional de seu estado. Ela vai renunciar em abril para concorrer ao Senado. E conta com o apoio de Dilma Rousseff, apostando na fraca memória, não dos brasileiros, mas dos eleitores maranhenses..

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.