FALA SÉRIO, BLATTER!

Afinal de contas, quando é mesmo que o presidente da Fifa Joseph Blatter fala a verdade? Indo mais fundo: quando é que os principais homens da Fifa dizem o que pensam? Nós ainda lembramos a expressão do secretário geral Jerome Valcke quando afirmou que o “Brasil merecia um chute no traseiro” pelos atrasos das obras da Copa.

Desta vez, a dúvida foi levantada pelo presidente da entidade que fez declarações no fim de semana em entrevista ao jornal suíço 24 Heures. Blatter afirmou que nunca viu atraso parecido na preparação de um país para sediar o torneio desde que começou a trabalhar na Fifa, em 1975. Até agora, metade dos estádios não foi concluída e os prazos já estouraram.

As declarações de Blatter repercutiram como manchete na imprensa brasileira e logo houve resposta oficial do governo, quando a presidente Dilma Rousseff se manifestou pelo seu twitter para não deixar o dirigente falando sozinho.

Os brasileiros começam 2014 confiantes que irão sediar a Copa das Copas. “No Brasil, a Copa estará em casa, pois este é o país do futebol”, escreveu a presidente. “Os turistas terão oportunidade de conhecer este país multicultural e batalhador. Um Brasil que está enfrentando o desafio de acabar com a miséria e de gerar oportunidades para todos”, disse.

Com a posição oficial do governo brasileiro, Blatter mudou o tom de suas críticas e trocou a sua sincera irritação revelada ao jornal suíço por palavras cordatas e alinhavadas com a posição de Dilma Rousseff.

Blatter, para evitar uma crise às vésperas da Copa, foi obrigado a praticamente se desmentir em público. Em uma mensagem em sua rede social, apontou que “concorda com Dilma sobre a Copa”. “O mundo todo está esperando pela Copa das Copas. O Brasil será um ótimo anfitrião”, divulgou.

Então, fica valendo a pergunta: Blatter abriu o coração para o jornal de Lausanne, capital do cantão de Vaud, o território suíço que adota o francês ou apenas foi diplomático em seu desmentido, depois da pronta resposta do governo brasileiro?

ANTECEDENTES (1)

A Fifa deve estar morrendo de culpa quando aceitou o Brasil como o promotor da Copa de 2014, lá em 2007, depois das promessas exageradas do então presidente Lula.

ANTECEDENTES (2)

A primeira bronca oficial da Fifa foi do secretário geral da entidade Jerome Valcke, no início de março de 2012. Em entrevista na Inglaterra, ele foi duro com o andamento das intervenções referentes ao Mundial de 2014. “As coisas não estão funcionando. Muitas coisas estão atrasadas. O Brasil merece um chute no traseiro” disse Valcke.

ANTECEDENTES (3)
O cartola criticou também a falta de entusiasmo por parte dos políticos brasileiros, que, segundo o francês, não apoiam o andamento de obras referentes aos estádios e mobilidade urbana: “Acho que a prioridade do Brasil é ganhar o Mundial. Não creio que seja organizar a Copa do Mundo.”

DILMA ENTUSIASMADA
A presidente Dilma acredita no sucesso da Copa e disse que a procura por ingressos é uma prova de que o mundo confia no Brasil. “A procura por ingressos para os jogos – a maior em todas as Copas – mostra que torcedores do mundo inteiro confiam no Brasil”, disse. “Amamos o futebol e por isso recebemos esta Copa com orgulho e faremos dela a Copa das Copas”, concluiu. Que assim seja!

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.